Topo
Notícias

EUA homologa teste que mede anticorpos contra a covid

02/12/2020 08h16

Zurique, Suíça, 2 dez 2020 (AFP) - As autoridades de saúde dos Estados Unidos homologaram o teste do laboratório Roche que permite medir o nível de anticorpos em pessoas expostas à covid-19, anunciou o grupo suíço nesta quarta-feira.

Este teste sorológico, chamado Elecsys Anti-SARS-CoV-2, foi aprovado mediante autorização de emergência da agência de medicamentos dos Estados Unidos, a FDA, afirmou Roche em comunicado.

O teste, realizado a partir de uma amostra de sangue, é praticado desde setembro em países que aceitam a marcação de conformidade europeia CE.

O teste mede anticorpos contra a proteína da espícula (proteína S), que envolve a membrana que recobre o coronavírus SARS-CoV-2, e que é uma espécie de chave que permite ao vírus penetrar nas células humanas.

Várias vacinas em estudo investigam se uma resposta de anticorpos contra essa proteína pode ser estimulada, lembra o grupo suíço, que enfatiza que seu teste é usado para medir a resposta imunológica dos pacientes e acompanhar sua evolução.

Também pode ser usado para doadores de plasma, outra via estudada para produzir um tratamento contra o novo coronavírus.

noo/vog/sl/bl/es/mr

ROCHE HOLDING

Notícias