PUBLICIDADE
Topo

Ministro da Economia é 4º membro do gabinete boliviano com a COVID-19

12/07/2020 21h44

La Paz, 13 Jul 2020 (AFP) - O ministro da Economia da Bolívia, Oscar Ortiz, anunciou ter contraído o novo coronavírus, tornando-se o quarto ministro contagiado, enquanto a presidente interina, Jeanine Añez, permanece isolada, após também anunciar o contágio pela COVID-19.

Em um vídeo, Ortiz disse que seus médicos decidiram por sua internação em um centro de saúde para fazer o acompanhamento dos sintomas.

Ortiz, que estava à frente do Ministério de Desenvolvimento Econômico, assumiu na terça-feira passada a pasta da Economia, após a surpreendente renúncia de seu titular.

Até agora sabia-se dos contágios dos ministros da Presidência, Saúde e Mineração. O ministro da Justiça informou nos últimos dias que teve COVID-19 "há algum tempo" e que é assintomático.

"Todo o meu apoio a @OscarOrtizA, que também testou positivo para a COVID-19. Desejo-lhe uma pronta recuperação. O senhor é essencial para a reativação econômica do país", escreveu a presidente da Bolívia, Jeanine Añez, em sua conta no Twitter.

A mandatária permanece em isolamento domiciliar após anunciar seu contágio na quinta-feira.

"A presidente Áñez está assintomática... Com bom estado de ânimo e boa tolerância à medicação administrada", diz o boletim de seu médico pessoal.

Outras autoridades bolivianas de alto escalão, como a presidente do Congresso, o comandante-em-chefe das Forças Armadas e o presidente do Banco Central também contraíram a doença.

Com uma população de 11 milhões de habitantes, a Bolívia soma 47.200 contágios e 1.754 óbitos. Nos últimos dias, os casos cresceram de forma sustentada.

gbh/gm/mvv

Notícias