PUBLICIDADE
Topo

Notícias

Concessionária digital: como é comprar um VW Nivus sem ter visto o carro

Estrutura de concessionária digital inclui óculos de realidade aumentada - Divulgação
Estrutura de concessionária digital inclui óculos de realidade aumentada
Imagem: Divulgação
do UOL

Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo (SP)

27/06/2020 04h00

Resumo da notícia

  • UOL Carros falou com cliente que comprou VW Nivus sem ver carro
  • Comprador usou configurador e realidade virtual para 'ver' seu veículo
  • VW e Fiat são as marcas que investem em modelo de concessionária digital

Comprar um carro novo é uma experiência sensorial para a maioria dos consumidores. São eles que preferem olhar cada detalhe do carro, sentir a textura do acabamento das portas e sentar no banco do motorista para ver a posição de dirigir.

Porém, esse "ritual" já não é obrigatório para alguns clientes fecharem negócio. Foi o caso de Luiz Fernando Lopes, que comprou um dos carros mais aguardados do ano: o Volkswagen Nivus.

"Estou acostumado com tecnologia e faço muitas compras online, mas foi algo diferente para mim por ser um carro e também pelos valores envolvidos", afirmou o especialista da área de T.I.

Luiz Fernando Nivus - Vitor Matsubara/UOL - Vitor Matsubara/UOL
Luiz Fernando comprou seu Nivus sem vê-lo
Imagem: Vitor Matsubara/UOL

"Na semana passada falei com quatro concessionárias e a experiência não foi a mesma entre elas. Acabei fechando com a Brasilwagen por terem me passado mais detalhes do produto", afirmou.

Nivus Cinza - Divulgação - Divulgação
Nivus adquirido por Luis é exatamente igual a este
Imagem: Divulgação

Luiz, que já sabia que não poderia ver seu futuro carro de perto, foi o primeiro cliente a adquirir um Nivus na revenda que fica em São Paulo (SP). Ele escolheu por uma unidade da versão Highline Launching Edition, a série especial de lançamento, na cor Cinza Moonstone.

Nova forma de compra

Concessionária digital - Divulgação - Divulgação
Monitor permite configurar seu carro e visualizar detalhes
Imagem: Divulgação

Apesar de já ter se informado sobre o Nivus por meio de matérias da imprensa especializada, como UOL Carros, Luis diz que a estrutura de concessionária virtual (ou "DDX") foi importante para fechar negócio.

"A ferramenta de realidade aumentada é bem bacana porque, apesar de não poder tocar no carro, já passa uma outra experiência para quem pensa em comprar um carro", diz.

Juntamente com o início da pré-venda do Nivus, a VW também lançou um aplicativo chamado Volkswagen Experience. Disponível para iOS e Android, ele permite que o usuário visualize o SUV cupê em realidade aumentada. É possível ver o Nivus em 360 graus, tanto por dentro quanto por fora, e até "colocá-lo em movimento".

App VW Nivus - Divulgação - Divulgação
App permite ver Nivus na tela do celular e até 'entrar' dentro do veículo
Imagem: Divulgação

O programa de concessionária digital foi lançado pela VW em 2019. A fabricante espera oferecer a estrutura em toda sua rede autorizada no país até o fim do ano que vem.

Notícias