Topo
Notícias

Licenciamento 2020: coronavírus impede regularização de carros a GNV em SP

Emissão do CRLV para carros a GNV depende da apresentação presencial de laudo de vistoria de segurança; porém, Detran-SP suspendeu atendimento nas agências até 30 de abril - Denny Cesare/Codigo19/Folhapress
Emissão do CRLV para carros a GNV depende da apresentação presencial de laudo de vistoria de segurança; porém, Detran-SP suspendeu atendimento nas agências até 30 de abril
Imagem: Denny Cesare/Codigo19/Folhapress
do UOL

Alessandro Reis

Em São Paulo (SP)

30/03/2020 15h07

O calendário do licenciamento de carros de passeio, motos e ônibus está mantido no Estado de São Paulo, mesmo com o atendimento suspenso até 30 de abril nos postos do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), por conta da quarentena do coronavírus.

Essa data é justamente o prazo final para regularizar veículos com placa de final 1 sem receber multa - nem correr o risco de ter o automóvel retido em uma blitz por licenciamento atrasado.

No momento, a autarquia estadual orienta a licenciar o carro de forma virtual, via internet, "independentemente do final de placa". Porém, proprietários de automóveis movidos a GNV (gás natural veicular) estão atualmente impedidos de licenciá-lo.

Isso porque, para que seja emitido o novo CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) desse tipo de veículo, é necessário apresentar presencialmente o CSV (Certificado de Segurança Veicular) em uma unidade do Detran-SP - o que agora não é possível. Hoje não há uma alternativa de envio do documento pela web.

O CSV é concedido se o veículo for aprovado em vistoria realizada por Instituição Técnica Licenciada pelo departamento estadual, que deve ser realizada anualmente.

Em resposta enviada a UOL Carros, o Detran-SP informa que "os veículos movidos a GNV continuarão circulando até a regularização do certificado de inspeção anual".

Mais prazo?

Juan Carlos Dans Sanchez, diretor de veículos da autarquia, conversou com a reportagem e disse acreditar que os postos possam voltar a operar antes do prazo já anunciado. Caso isso não aconteça, há alternativas em análise.

"Após o dia 7 de abril, quando acaba a quarentena, o governo do Estado fará nova avaliação da pandemia. A cada dia aparecem novos desdobramentos e o atendimento pode ser retomado antes do dia 30", informa.

Sanchez aponta que o prazo para licenciar veículos com placa de final 1 poderá ser ampliado, caso seja necessário, para evitar a penalização daqueles que não tiverem conseguido fazer a regularização até o fim de abril.

"De uma maneira ou de outra, teremos uma solução para isso. Outra possibilidade é excepcionalmente o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) ampliar a validade do Certificado de Segurança Veicular, permitindo o licenciamento do carro a GNV sem a necessidade de emissão de novo laudo", complementa.

Como fazer o licenciamento pela internet

De acordo com o Detran-SP, com exceção dos proprietários de veículos a gás natural veicular, qualquer cidadão pode realizar o licenciamento mediante o pagamento da respectiva taxa pelo internet banking de sua preferência.

"Após efetivado o pagamento, e solicitar, obrigatoriamente, a remessa pelos Correios, o CRLV será encaminhado para o endereço informado", informa o órgão de trânsito.

Após o pagamento, com remessa postal, a versão digital do CRLV estará disponível em até 24 horas, afirma a autarquia, por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, disponibilizado pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

Calendário do licenciamento 2020 em SP

Confira as datas-limite para licenciar veículos de passageiros, ônibus, reboques e semirreboques no Estado paulista neste ano:

+ Final de placa 1
Abril

+ Final de placa 2
Maio

+ Final de placa 3
Junho

+ Final de placa 4
Julho

+ Finais de placa 5 e 6
Agosto

+ Final de placa 7
Setembro

+ Final de placa 8
Outubro

+ Final de placa 9
Novembro

+ Final de placa 0
Dezembro

Viu um carro camuflado ou em fase de testes? Mande para o nosso Instagram e veja sua foto ou vídeo publicados por UOL Carros! Você também pode ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito participando do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros.

Notícias