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Investimento em publicidade foi de R$ 8,2 bi no 1° semestre, aponta estudo

do UOL

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

13/11/2019 20h11

Resumo da notícia

  • Segundo painel do Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão), 53,7% do valor foi destinado à TV aberta e 20,2%, à internet
  • Panorama obteve dados de 218 agências de publicidade de todo o país
  • Mídia exterior e internet foram as que mais cresceram em relação a 2018

No primeiro semestre deste ano, os investimentos em publicidade no Brasil chegaram a R$ 8,2 bilhões, sendo 53,7% desse valor destinado à TV aberta e 20,2% à internet, os dois meios com maior investimento. Comparado com os números do mesmo período no ano passado, o investimento cresceu 7%.

Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (13) pelo Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão), entidade que reúne os principais anunciantes, veículos de comunicação e agências de publicidade do país.

Houve um relevante aumento na base de agências de publicidade que enviam dados ao painel. No ano passado, apenas 78 agências participaram do levantamento —agora, foram 218 empresas. Os números apresentados não contemplam os investimentos de pequenos e médios anunciantes, principalmente regionais, em plataformas digitais como Google e Facebook.

Mídia exterior e internet crescem; TV aberta e revista caem

Mídia exterior e internet foram o que mais cresceram em relação a 2018 (que contou com os dados das 78 maiores agências do país).

O crescimento de internet foi de 50,9%: de R$ 1,1 bilhão (14,4% do total), no primeiro semestre de 2018, para R$ 1,66 bilhão (20,2%), no mesmo período este ano. Mídia exterior cresceu 53,4%: de R$ 580 milhões (7,6% do total) em 2018 para R$ 890 milhões (10,9%) em 2019.

As maiores quedas na participação do total do investimento publicitário nacional foram em revista (de 1,7% para 0,9%) e em TV aberta (de 61,8% para 53,7%).

A pesquisa mostra também o destino dos investimentos publicitários por região. Veiculações nacionais representaram 62,8% do total; a região Sudeste ficou com 23,6%; a Sul, com 4,5%; a Nordeste, com 5,5%; a Centro-Oeste, com 2,1%; e a Norte, com 1,4%.

Confira os números do investimento publicitário no primeiro semestre de 2019 (em mil):

  • Televisão aberta: R$ 4.408.661 (53,7%)
  • Internet: R$ 1.662.212 (20,2%)
  • Mídia exterior: R$ 891.032 (10,9%)
  • Televisão por assinatura: R$ 557.810 (6,8%)
  • Rádio: R$ 368.078 (4,5%)
  • Jornal: R$ 213.206 (2,6%)
  • Revista: R$ 71.870 (0,9%)
  • Cinema: R$ 35.909 (0,4%)
  • Total: R$ 8.208.778

Todos os dados e agências que participam do painel podem ser encontrados no site do Cenp.

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