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Dentista faz receita ilustrada para ajudar paciente analfabeta na Bahia

Dentista fez receita personalizada para paciente que não sabia ler - Reprodução/Instagram
Dentista fez receita personalizada para paciente que não sabia ler Imagem: Reprodução/Instagram
do UOL

Marcela Leite

Do UOL, em São Paulo

22/05/2019 11h50

Na última semana, a atitude de um dentista de Salvador comoveu internautas depois de um relato postado no Instagram. Ele decidiu adaptar uma receita para uma paciente que não foi alfabetizada e fez uma versão ilustrada.

Ricardo Cayres, 29, conta que fez a adaptação depois de tentar pela segunda vez fazer uma extração de dente em uma paciente que sofre de hipertensão em Lauro de Freitas, na região metropolitana da capital baiana. "Um pouco de boa vontade, criatividade e humanização foram suficientes para que eu criasse esse 'esqueminha' dos remédios", conta.

Ele percebeu que a pressão arterial dela não estabilizava, mesmo tendo voltado ao médico, porque a paciente que chama carinhosamente de Dona Cris, de quase 60 anos, não tomava os dois remédios como solicitou na prescrição. Desta forma, a extração não poderia ser feita mais uma vez. Tudo isso tinha um motivo: ela não é alfabetizada e não conseguia ler a receita.

Ricardo diz que se deu conta disso ao lembrar que, na primeira consulta, a paciente não assinou o prontuário porque não sabia escrever nem ler.

Assim, com as fotos das embalagens tiradas na hora e ilustrações simples, ele montou uma receita personalizada para Dona Cris.

Montei na mesma hora, imprimi, e a fiz entender, repetir, garantir que de fato ela entendeu, e só então ela foi liberada. Em breve, ela retornará para continuarmos os nossos procedimentos
Ricardo Cayres, dentista

O dentista conta ao UOL que não esperava a repercussão que seu post teve. "Não imaginava em hipótese alguma essa repercussão, mas a ideia era uma só: servir como inspiração para outros tantos profissionais da saúde e para os estudantes que são o futuro profissional do nosso país", afirma. "Que a humanização toque as pessoas, que o amor ao próximo seja nosso ideal de atendimento."

Segundo Ricardo, a paciente ainda não voltou ao consultório para retirar o dente. "Também estou ansioso para saber o desfecho de tudo isso, e também em solucionar o problema dentário dela", encerra.

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