Topo

Coreias cogitam disputar Olimpíadas com equipes conjuntas

2019-02-16T19:45:00

16/02/2019 19h45

ROMA, 16 FEV (ANSA) - As Coreias do Sul e do Norte estão se preparando para disputar os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, com equipes unificadas, segundo informou nesta sexta-feira (15) o Comitê Olímpico Internacional (COI).   


O presidente do COI, Thomas Bach, se reuniu com dirigentes esportivos das duas Coreias e conversaram sobre a criação de equipes unificadas para disputarem os eventos de qualicação para as Olimpíadas de Tóquio.   


Seul e Pyongyang terão equipes unificadas em quatro modalidades: basquete feminino, hóquei sobre grama feminino, judô e remo.   


Além disso, mais times conjuntos poderão ser adicionados futuramente.   


"A reunião foi mais um passo mostrando como o esporte pode mais uma vez fazer uma contribuição para a paz na península coreana e no mundo", comemorou Bach As participações das equipes unificadas nas eliminatórias para os Jogos Olímpicos deverão ser aceitas nas reuniões do Comitê Executivo do COI, entre os dias 26 e 28 de março, na Suíça.   


As duas Coreias também afirmaram na reunião que pretendem lançarem uma candidatura conjunta para sediarem as Olimpíadas de 2032. Vale relembrar que Seul recebeu os Jogos Olímpicos de 1988.   


"Esperamos muito poder sedia em conjunto com a Coreia do Norte os Jogos Olímpicos de 2032 e iremos trabalhar muito para o sucesso desta candidatura", disse Do Jong-hwan, ministro da cultura, esporte e turismo da Coreia do Sul.   


Nas Olimpíadas de Inverno de PyeongChang, em 2018, as duas Coreias desfilaram juntas na cerimônia de abertura e um time unificado dos dois países disputaram o hóquei no gelo feminino.(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Mais Notícias