Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Conflito no Afeganistão exige uma solução "negociada", afirma secretário da Otan

27/07/2021 07h06

Bruxelas, 27 Jul 2021 (AFP) - A situação de segurança no Afeganistão ainda é extremamente difícil e, portanto, exige uma solução negociada, afirmou o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg.

Em uma mensagem no Twitter, divulgada após uma conversa por telefone com o presidente afegão Ashraf Ghani, Stoltenberg afirma que a Otan "seguirá apoiando o Afeganistão, inclusive com recursos, presença civil e treinamento no exterior".

No início de maio, quando os aliados anunciaram o começo do processo de retirada do Afeganistão, 2.500 soldados americanos e quase 7.000 de outros países estavam em território afegão.

A missão aliada "Resolute Support" estava concentrada no treinamento das forças afegãs que permitam que estas garantam a segurança do país depois da saída das forças estrangeiras.

Stoltenberg afirmou diversas vezes que os talibãs não podem conquistar a vitória com as armas, mas as forças afegãs sofreram várias derrotas desde o início da ofensiva insurgente em maio.

ahg/zm/fp

Notícias