Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Por que algumas pessoas pegam covid-19 no intervalo entre a 1ª e a 2ª dose da vacina?

André Biernath - Da BBC News Brasil em São Paulo

03/03/2021 16h19

Com alta circulação do coronavírus, é importante que todo mundo continue se protegendo ? mesmo aqueles que já foram imunizados

A enfermeira Maria Angélica Sobrinho, de 53 anos, foi a primeira a ser vacinada contra a covid-19 na Bahia. Alguns dias depois, porém, ela apresentou sintomas e foi diagnosticada com a infecção pelo coronavírus.

E ela não é a única a vivenciar uma situação dessas: há relatos de outras pessoas em várias partes do Brasil que tomaram uma dose do imunizante e, enquanto aguardavam as semanas para completar o esquema vacinal, pegaram a doença.

Nas redes sociais, posts mentirosos começam a divulgar que os produtos aplicados nas atuais campanhas de imunização poderiam até matar.

Mas, antes de compartilhar esse tipo de informação, é preciso ter muito cuidado e entender o que está acontecendo.

Afinal, como é que algumas pessoas pegam covid-19 no intervalo entre a primeira e segunda dose da vacina?

Proteção incompleta

Por enquanto, dois imunizantes são utilizados no Brasil: CoronaVac (Sinovac e Instituto Butantan) e CoviShield (AstraZeneca, Universidade de Oxford e Fundação Oswaldo Cruz).

Ambos precisam de duas doses para oferecer um nível de proteção suficiente contra o coronavírus.

O tempo entre a primeira e a segunda dose varia de acordo com o produto: a CoronaVac tem um intervalo de 14 a 28 dias, enquanto na CoviShield esse período é de três meses.

"Nenhuma vacina disponível, para essa ou qualquer outra doença, é capaz de proteger, mesmo que parcialmente, em menos de 14 dias após a aplicação das doses", esclarece a médica Isabella Ballalai, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).

Independentemente da tecnologia, as vacinas trazem em sua composição os antígenos, substâncias que vão interagir com as células do sistema imunológico, para que elas criem os anticorpos necessários e consigam lidar com uma futura invasão viral.

A questão é que esse processo leva um tempinho para ser concluído: as células imunes precisam reconhecer os antígenos, "interagir" com eles e criar uma reação satisfatória. Esse trabalho costuma levar cerca de duas semanas.

Seguindo esse raciocínio, uma pessoa que tomou apenas uma dose da vacina contra a covid-19 não está protegida e precisa seguir com os cuidados básicos de prevenção (uso de máscara, distanciamento social, lavagem de mãos...).

"E, mesmo quem recebeu as duas doses, não está liberado para ter uma 'vida normal'. Pelo que sabemos, a vacina protege contra o adoecimento e as formas mais graves da covid-19, mas as pessoas imunizadas podem continuar a transmitir o vírus para outras", completa Ballalai.

Portanto, enquanto a circulação do coronavírus estiver em alta e não tivermos uma grande parcela da população vacinada, a tendência é que as medidas de restrição e controle continuem primordiais.

Impossibilidade científica

Outro medo que voltou a aparecer nos últimos dias foi a possibilidade de a própria vacina causar a covid-19.

Mas isso é absolutamente impossível, garante Ballalai.

"Os imunizantes são feitos com vírus inativado e nem por um milagre elas podem provocar a doença", diz a médica.

Esse, aliás, é um mito recorrente, que aparece todos os anos durante as campanhas contra o vírus influenza, que costuma circular no período do outono e do inverno.

"O sujeito recebe a vacina e alguns dias depois apresenta sintomas de gripe. Ele então passa a acreditar que a culpa é da dose aplicada", observa a especialista.

A explicação mais uma vez está no tempo necessário para ficar protegido: enquanto o sistema imune não finaliza a produção de anticorpos, o risco de se infectar com o influenza (ou o coronavírus, no exemplo atual) é alto.

A CoronaVac é feita a partir de vírus inativado, um modelo usado na ciência há muitas décadas.

Como o próprio nome já diz, os coronavírus presentes nas ampolas passam por um processo com substâncias químicas e mudanças de temperatura que o inativam e acabam com qualquer possibilidade de ele invadir as células e começar a se replicar dentro do nosso corpo.

Já a CoviShield aposta na tecnologia do vetor viral não-replicante. Em resumo, os cientistas pegaram um adenovírus (um outro tipo de vírus, que também não se replica e não faz nenhum mal à nossa saúde) e colocaram dentro dele informações genéticas do coronavírus responsável pela pandemia atual para suscitar uma resposta imune.

Cuidados e recomendações

É importante lembrar que os efeitos colaterais das vacinas são raros ? mas eles podem, sim, acontecer.

"O indivíduo pode ter febre, mal-estar, um pouco de dor...", exemplifica Ballalai.

Se os incômodos não forem embora após alguns dias ou fiquem ainda mais intensos, é importante buscar uma orientação médica.

Isso porque esses sintomas podem até ser causados pelos imunizantes, mas eles também são característicos da própria covid-19.

"Nunca ignore ou desvalorize sinais persistentes, pensando que eles são apenas uma reação à vacina. Se for o caso, procure um especialista para uma avaliação individualizada", orienta a médica.

Até 17/3, o Brasil vacinou cerca de 10,4 milhões de pessoas, o que corresponde a 4,92% da população. Do total, 3,8 milhões receberam a segunda dose.

O país com a imunização mais adiantada no mundo é Israel, que já protegeu 59% de seus habitantes.

Com 390 milhões de doses das vacinas contra a covid-19 administradas no mundo todo, por ora não há notícias sobre efeitos colaterais preocupantes que justifiquem uma paralisação na campanha no Brasil. Alguns países interromperam o uso da vacia Oxford-AstraZeneca por suspeita de elo com coágulos sanguíneos, mas a OMS, a fabricante e especialistas refutam essa possibilidade.


Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

https://www.youtube.com/watch?v=bf0cCNHSsig

https://www.youtube.com/watch?v=EMVnRq-Dqh8

https://www.youtube.com/watch?v=Uz4TcCZLEd0

Notícias