Topo
Notícias

Líder do partido populista holandês FvD renuncia por declarações racistas

23/11/2020 20h35

Haia, 23 Nov 2020 (AFP) - O deputado populista holandês Thierry Baudet anunciou nesta segunda-feira (23) que renunciará ao cargo de chefe do partido Fórum da Democracia (FvD), após a imprensa publicar declarações antissemitas e homofóbicas por parte de jovens do partido.

Baudet, cujo sucessor ainda não foi escolhido, também informou que não irá encabeçar a lista de candidatos do FvD nas próximas eleições, previstas para março de 2021.

Por outro lado, manterá seu assento de deputado na Câmara Baixa do Parlamento.

"Renuncio a meu cargo na lista eleitoral. Meu cargo está à disposição. Continuarei na Câmara Baixa, claro, foi eleito", declarou Baudet em vídeo publicado no Twitter.

Recentemente, a imprensa holandesa revelou mensagens antissemitas e homofóbicas que circulavam em grupos de internet do JFvD, a juventude do partido, o que provocou uma forte crítica ao grupo político.

Baudet, que classificou essas informações de "terríveis", afirmou lamentar que alguns membros do partido queiram esperar a realização de uma investigação interna antes de punir os envolvidos e denunciou uma "cultura de processo midiático".

smt/mba/bc/jvb/am

Twitter

Notícias