Topo
Notícias

Principal líder do islã sunita condena decapitação de professor

20/10/2020 17h08

ROMA, 20 OUT (ANSA) - O grande imã de Al-Azhar, Ahmad al-Tayyeb, principal autoridade do islã sunita, condenou a decapitação do professor de história francês Samuel Paty, em um brutal assassinato realizado por islamistas em Paris no dia 16 de outubro.   

"Condeno o horrendo homicídio em Paris. Eu dissocio a mim mesmo e aos seguidores da religião islâmica desse pecaminoso ato criminoso e todos aqueles que perseguem essa ideologia falsa e perversa. Esse terrorista e a sua gente não representam a religião de Maomé", disse o religioso em uma mensagem enviada para um encontro ecumênico realizado em Roma nesta terça-feira (20).   

"Ao mesmo tempo, eu confirmo que insultar as religiões e abusar de imagens sacras sob o slogan da liberdade de expressão representam uma forma de ambiguidade intelectual e um explícito apelo à imoralidade", acrescentou.   

Paty foi decapitado por um jovem checheno de 18 anos, morto por policiais franceses que abordaram a ocorrência. O professor foi assassinato por ter apresentado, durante uma aula, imagens com caricaturas de Maomé e promover um debate sobre a liberdade de expressão. Até o momento, 15 pessoas - incluindo quatro menores - foram detidos por participação no assassinato. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Notícias