Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Moraes autoriza PF a acessar perfis bolsonaristas investigados pelo Facebook

Ministro atendeu a um pedido da PF feito dentro do inquérito que apura o financiamento de atos antidemocráticos - Pedro Ladeira/Folhapress
Ministro atendeu a um pedido da PF feito dentro do inquérito que apura o financiamento de atos antidemocráticos Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress

15/07/2020 16h03Atualizada em 16/07/2020 11h04

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes atendeu um pedido feito pela Polícia Federal e liberou o acesso dos policiais à investigação feita pelo Facebook que levou à derrubada de contas e perfis falsos ligados a assessores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), de seus filhos e de parlamentares bolsonaristas do PSL.

O pedido foi feito dentro do inquérito aberto a pedido da PGR (Procuradoria-Geral da República) que apura a participação de empresários, parlamentares e blogueiros na organização das manifestações antidemocráticas que pedem o fechamento do Congresso e do próprio STF.

Na semana passada, o Facebook revelou a derrubada de 35 contas e 14 perfis no Facebook, além 38 contas no Instagram pelo que classificou de "comportamento inautêntico coordenado" — ou seja, a utilização das páginas de forma coordenada para distribuir mensagens de desinformação.

A investigação revelou que pelo menos cinco pessoas ligadas ao bolsonarismo coordenavam a rede suspensa para atacar adversários do presidente e disseminar informações deturpadas. Entre eles, um assessor especial da Presidência, muito próximo a Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), e dois assessores parlamentares do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP)

Notícias