Topo
Notícias

Austrália monta postos em subúrbios para conter focos do coronavírus em Melbourne

02/07/2020 12h21

SYDNEY (Reuters) - A polícia da Austrália montou postos de verificação em novos focos do coronavírus nos subúrbios de Melbourne nesta quinta-feira, já que as autoridades estão com dificuldade para conter novos surtos na segunda maior cidade do país, enquanto as restrições de viagem são afrouxadas em outras partes.

Imagens publicadas pela Australian Broadcasting Corp. nesta quinta-feira mostraram policiais parando carros em ruas suburbanas depois que 36 subúrbios de Melbourne, localizada no Estado de Vitória, entraram em isolamento na esteira de um pico de infecções novas.

"Mais de 300 mil australianos... estão entrando em uma situação difícil pela qual todos nós passamos", disse o ministro da Saúde, Greg Hunt, em uma coletiva de imprensa, referindo-se aos moradores dos subúrbios afetados.

"Sabemos que podemos sair disso, mas mesmo assim é uma imposição enorme sobre suas vidas", acrescentou.

A Austrália tem se saído melhor do que muitos países durante a pandemia, acumulando 8 mil casos, 104 mortes e menos de 400 casos ativos, mas o salto recente em Vitória provocou temores de uma segunda onda de Covid-19, ecoando preocupações manifestadas por outros países.

A maioria dos Estados disse que reabrirá as fronteiras internas, com exceção de Vitória. A vizinha Nova Gales do Sul, o Estado mais populoso, manteve sua divisa aberta, exceto para pessoas oriundas dos 36 subúrbios de Vitória.

Do outro lado do país, os remotos Territórios do Norte relataram sua primeira infecção em dois meses depois que um viajante que entrou na Austrália via Melbourne e completou a quarentena obrigatória de duas semanas mostrou sintomas depois de voltar ao seu território natal.

(Por Byron Kaye)

Notícias