Topo
Notícias

SAIBA MAIS-Veja as recomendações da OMS sobre o uso de máscaras

05/06/2020 14h42

(Reuters) - A Organização Mundial da Saúde (OMS) atualizou nesta sexta-feira sua diretriz que recomenda que os governos peçam às pessoas para usarem máscaras de tecido em locais públicos para conter a disseminação da pandemia de Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus.

A seguir, alguns detalhes da nova diretriz:

POR QUE HOUVE MUDANÇA?

- A OMS diz que o uso generalizado de máscaras ou coberturas faciais por parte do público em geral ainda não tem corroboração de indícios científicos diretos ou de alta qualidade.

- A entidade diz, porém, que um número crescente de indícios empíricos de vários países que ordenaram ou recomendaram o uso de máscaras, além da dificuldade do distanciamento social em muitas situações, são suficientes para alterar sua diretriz.

QUANDO SE DEVE USAR MÁSCARA?

A OMS recomenda o uso de máscaras não-cirúrgicas para:

- Qualquer pessoa em locais públicos, como lojas, no trabalho, em reuniões sociais ou em massa e em ambientes fechados, como escolas ou locais de culto.

- Pessoas que moram em locais apertados, como campos de refugiados ou favelas.

- No transporte público.

QUE TIPO DE MÁSCARA?

Devido ao risco de desviar recursos essenciais dos profissionais de saúde, a OMS diz que as máscaras cirúrgicas devem ser reservadas a estes últimos e a pessoas de grupos de risco. Todas as outras deveriam usar o que chama de máscaras não-cirúrgicas ou máscaras de tecido.

A seguir, alguns dos conselhos quanto à escolha das máscaras:

- Escolha materiais que capturam gotículas, mas que permitem respirar facilmente.

- Evite materiais elásticos, porque a elasticidade pode aumentar o tamanho dos poros, e de preferência use um tecido que possa ser lavado a 60º Celsius ou mais.

- É necessário um mínimo de três camadas, incluindo uma camada interior absorvente, tocando a boca, e uma camada exterior sintética que não absorva água facilmente.

- Lave com frequência na maior temperatura possível e não compartilhe.

(Compilado por Alex Richardson)

Notícias