Topo
Notícias

Saída de estrangeiro da bolsa não é por fundamento pior, diz Campos Neto

28/01/2020 10h51

SÃO PAULO (Reuters) - O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, reiterou nesta terça-feira que a saída do estrangeiro do mercado de ações do Brasil se deve em boa parte a uma comparação do mercado local, que ficou mais valorizado, com outros, sobretudo na Ásia.

Campos Neto afirmou que a alta da bolsa no Brasil tem sido puxada principalmente por investidores locais.

"É mais do que a justificativa de que o fundamento não está bom, de problemas de governo", disse o presidente do BC em evento promovido pelo Credit Suisse. "Os locais fizeram movimento de migração (para bolsa) muito forte. E o estrangeiro acabou comprando outros mercados."

Dados do BC mostraram na segunda-feira que os investidores estrangeiros retiraram 5,666 bilhões de dólares de aplicações em ações do Brasil no pior desempenho registrado para a negociação direta de papéis em bolsa no mercado doméstico desde 2008, quando a saída foi de 10,850 bilhões de dólares.

Campos Neto voltou a falar sobre a desvalorização do real, que, segundo ele, tem sido influenciada por antecipação pelas companhias domésticas de pagamento de dívida externa --movimento que gera fluxo negativo--, num contexto de juros locais baixos.

Ele ponderou, contudo, que a depreciação cambial tem ocorrido junto à queda de prêmios de risco. De acordo com ele, é a "primeira vez que isso ocorre nessa magnitude".

Campos Neto disse, ainda, que a taxa de juros é estimulativa e citou que a transmissão da política monetária tem sido aperfeiçoada com a TLP (taxa de juros que corrige os empréstimos de longo prazo do BNDES), diminuição da dívida do governo, reformas micro e mudanças nos mercados de capitais.

(Por José de Castro)

Notícias