Topo
Notícias

Guedes comemora aprovação da Previdência e confirma pacto federativo para próxima semana

22/10/2019 20h31

Por Maria Carolina Marcello e Isabel Versiani

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta terça-feira que o Congresso fez "um belo trabalho" na votação da reforma da Previdência e confirmou que o governo apresentará na próxima semana sua proposta de pacto federativo.

"Nós estávamos confiantes que o Congresso brasileiro ia apoiar as reformas, então estou bastante feliz com o resultado e agora vamos pro pacto federativo, que tem várias dimensões", afirmou Guedes a jornalistas no Senado, onde acompanhou, no plenário, os momentos finais da votação do texto principal da reforma em segundo turno.

O texto, aprovado por 60 votos a 19, viabiliza uma economia da ordem de 800,3 bilhões ao governo federal em dez anos -conta que ainda pode sofrer alterações caso os senadores aprovem nesta terça emendas ao projeto em votação no plenário.

Guedes disse esperar que Estados e municípios acompanhem as mudanças nas regras previdenciárias estabelecidas na reforma. "Estados e Municípios juntos são mais 350 bilhões (de reais de economia), quase 400 bilhões (de reais), seria extraordinário para o Brasil.", afirmou.

Sobre o pacto federativo, o ministro afirmou que o projeto abarcará uma reforma administrativa e a descentralização de recursos.

"Nós vamos colocar os estudos que fizemos e propostas e dessa vez o presidente da Câmara e presidente do Senado é que vão fazer o processamento político", afirmou Guedes. "Eles que vão dizer 'olha, manda a tributária para uma comissão mista de Câmara e Senado, mandem a reforma do pacto federativo sob forma de PEC direta no Senado'."

A expectativa é que uma primeira apresentação das novas propostas da equipe econômica seja feita na terça-feira, segundo fontes.[nL2N2771L7]

Notícias