Topo
Notícias

Erdogan diz que Trump pode renunciar a sanções à Turquia

14/07/2019 15h59

ISTAMBUL (Reuters) - O presidente dos EUA, Donald Trump, tem autoridade para suspender as sanções à Turquia pela compra de sistemas de defesa aérea russos e deve encontrar um "meio-termo" na disputa, disse o presidente Tayyip Erdogan no domingo.

Os comentários de Erdogan foram feitos dois dias depois que a Turquia recebeu a primeira remessa de peças avançadas do sistema russo de defesa antimísseis S-400, apesar das advertências de Washington de que a medida poderia provocar sanções dos EUA.

A rede Haberturk citou Erdogan dizendo a jornalistas turcos que Trump "tem a autoridade para renunciar ou adiar a CAATSA", referindo-se às sanções dos EUA destinadas a impedir que os países comprem equipamentos militares da Rússia.

"Como esse é o caso, é Trump quem precisa encontrar o meio termo", disse Erdogan, segundo Haberturk.

Trump expressou simpatia pela posição da Turquia quando conheceu Erdogan em uma cúpula do G20 no Japão no mês passado, dizendo que Ancara havia comprado a S-400 de Moscou porque a administração anterior não a venderia mísseis Patriot.

"Neste momento, eu não acredito que Trump tenha a mesma opinião sobre aqueles que estão abaixo dele e ele disse isso na frente de toda a mídia mundial", disse Erdogan. "Ao comprar os S-400, não estamos nos preparando para a guerra. Estamos tentando garantir a paz e a segurança nacional."

(Reportagem de Humeyra Pamuk)

Notícias