Topo
Notícias

Presidente da China se reúne com líder da Coreia do Norte

20/06/2019 14h48

O presidente da China, Xi Jinping, chegou hoje (20) à Coreia do Norte para o primeiro dia de uma visita histórica. Durante dois dias, ele e o líder norte-coreano Kim Jong Un devem discutir a desnuclearização e a economia cambaleante do país.

Xi foi recebido por Kim no aeroporto, uma rara honraria por parte do líder norte-coreano. Esta é a primeira vez em mais de uma década que um presidente chinês visita o território norte-coreano. Xi Jinping havia sido convidado por Kim Jong Un para que visitasse o país.

Xi Jinping chegou hoje à Coreia do Norte e, semana que vem, se reunirá com o presidente Donald Trump, no Japão      (Arquivo/Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A visita de Xi também é vista como uma oportunidade para que Kim melhore sua imagem, que sofreu um revés após a infrutífera cúpula da qual participou com o presidente americano Donald Trump.

Os Estados Unidos querem que a Coreia do Norte se desnuclearize completamente, em troca da suspensão de sanções das Nações Unidas que são prejudiciais ao país. No entanto, Kim Jong Un quer uma abordagem mais gradativa. As conversações estão estagnadas.

A viagem de Xi Jinping ocorre antes de um outro encontro de alta importância. Na próxima semana, ele se reunirá com Trump paralelamente à cúpula do Grupo dos Vinte, no Japão.

Notícias