Topo
Notícias

Ganhar mais, gastar menos: apps te ajudam a dar um gás na vida financeira

Use o smartphone a seu favor: é possível organizar gastos, usar compra como crédito e até ganhar dinheiro com ele! - Getty Images/iStockphoto/Jane_Kelly
Use o smartphone a seu favor: é possível organizar gastos, usar compra como crédito e até ganhar dinheiro com ele! Imagem: Getty Images/iStockphoto/Jane_Kelly
do UOL

Rodrigo Lara

Colaboração para o UOL, em São Paulo

19/06/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Alguns apps não ajudam somente a organizar finanças, mas também a ganhar dinheiro
  • Guia Bolso e Mobills são alternativas para quem quer saber para onde a grana vai
  • Ame Digital, PicPay e Méliuz dão créditos para você após determinadas compras
  • Foap e EyeEm permitem que você coloque suas imagens à venda

O segredo de uma vida financeira saudável é relativamente simples: gastar menos do que você ganha. O problema é outro: como colocar isso em prática enquanto os boletos não param de chegar?

Se você é aquele tipo de pessoa que vive fechando o mês no vermelho e não sabe como resolver esse problema, temos uma boa notícia: com a ajuda de alguns apps, você poderá não apenas colocar a sua vida financeira em ordem como também ganhar uma graninha extra.

Abaixo listamos alguns desses anjos da guarda do seu dinheiro. Confira!

Colocando a casa em ordem

Se você é do tipo que não faz a menor ideia para onde vai o seu dinheiro e não tem disposição alguma para preencher planilhas no Excel, ter um aplicativo que faça isso por você é uma ajuda e tanto.

Aqui há duas recomendações: GuiaBolso e Mobills. Ambos estão disponíveis para dispositivos Android e iOS.

Guia Bolso - Reprodução - Reprodução
Guia Bolso e sua conta do banco podem ficar sincronizadas, facilitando a operação
Imagem: Reprodução

Um dos pontos interessantes do GuiaBolso é a possibilidade de ele se conectar diretamente com a sua conta do banco. Essa função não está disponível para todos os bancos em atividade no Brasil, mas podem ser conectadas as principais instituições financeiras -- inclusive bancos digitais, como o Inter e o Nubank.

Ao fazer isso, todos os seus gastos -- inclusive de cartões -- são listados e podem ser categorizados. É uma ótima forma de saber, por exemplo, se você está exagerando nas despesas com restaurantes e bares ou se precisa maneirar nas compras.

Além disso, é possível estipular tetos de gastos e também traçar metas de economia para realizar algum plano, como uma viagem.

Mobills - Reprodução - Reprodução
No Mobills, é possível ter uma visão dos seus gastos por meio de gráficos coloridos
Imagem: Reprodução

Caso você se incomode em dar acesso ao seu extrato bancário, a versão gratuita do Mobills tem quase as mesmas funções do GuiaBolso -- há limitações, no entanto, na hora de traçar orçamentos para atividades específicas. A maior diferença é que neste aplicativo você precisará incluir os seus gastos manualmente, mas ainda assim é possível categorizá-los e ter uma visão geral por meio de gráficos.

Ainda assim, tanto o GuiaBolso quanto o Mobills são mais práticos do que passar horas na frente de uma planilha do Excel.

Cashback, a palavra da vez

Imagine só receber de volta parte do dinheiro que você gasta em compras ou em outros pagamentos? Legal, não é?

Essa é a lógica por trás do chamado cashback. Funciona basicamente assim: ao usar aplicativos específicos para fazer pagamentos, uma porcentagem do dinheiro gasto retorna na forma de créditos. Dependendo do aplicativo utilizado, esses créditos podem ser usados para novas compras ou, ainda, depositados em sua conta corrente.

Há vários apps do tipo, mas aqui destacamos alguns deles: Ame Digital, PicPay e Méliuz, todos com versões para Android e iOS.

Exclusivo para uso em lojas da B2W (Americanas, Submarino e Shoptime), o Ame Digital permite pagar suas compras em até 12 vezes no cartão e receber parte do valor de volta -- a porcentagem de cashback varia de acordo com o produto e com promoções, mas há casos de retorno de até 50% do valor gasto.

O lado ruim é que esse dinheiro não pode ser resgatado para a sua conta, apenas utilizados em novas compras em um dos sites da B2W. Ainda assim, dependendo da situação -- vamos supor que você esteja comprando diversos itens para sua nova casa, por exemplo --, usar o sistema pode ser bastante vantajoso.

O Méliuz, por sua vez, é um app que oferece cashback para compras em vários sites. A porcentagem de dinheiro retornado varia frequentemente, podendo chegar a até 45% em determinados casos. O app também reúne cupons e pode ser usado em estabelecimentos como restaurantes e postos de gasolina, além de permitir que você resgate a grana para a sua conta corrente.

Méliuz - Reprodução - Reprodução
Você pode resgatar o dinheiro de sua conta do Méliuz diretamente para a sua conta corrente
Imagem: Reprodução

O PicPay tem funcionamento similar, porém a sua utilização é mais restrita. Ele permite colocar créditos em celulares pré-pagos e na sua conta do Uber, Xbox e Steam, por exemplo. Além disto, permite recarregar bilhete de transporte público. Transferências de créditos entre usuários também são possíveis. Assim como o Méliuz, também dá para transferir o crédito acumulado para a sua conta bancária.

Ganhe dinheiro com suas fotos

Você já pensou na possibilidade de faturar com aquelas fotos maneiras que você tirou na sua última viagem? Pois, é isso que fazem alguns apps: permitem que você coloque suas imagens à venda em plataformas conhecidas, como o Getty Images.

EyeEm - Reprodução - Reprodução
EyeEm avalia as fotos seu celular e separa aquelas que têm potencial para serem vendidas
Imagem: Reprodução

Aqui, as sugestões são o Foap e o EyeEm, disponíveis tanto para Android quanto para iOS. A utilização de ambos é bastante simples, sendo possível importar imagens de sistemas de armazenamento como o Google Fotos e o iCloud.

No caso do EyeEm, o aplicativo ainda avalia todas as imagens do seu rolo de câmera e seleciona aquelas que têm mais chance de serem vendidas. Uma vez escolhidas as fotos, tanto o Foap quanto o EyeEm permitem que se coloque uma legenda e tags para aumentar a exposição das imagens.

Notícias