Topo
Notícias

Boca de urna indica crescimento da extrema direita e dos "verdes" na Bélgica

26/05/2019 12h53

Bruxelas, 26 mai (EFE).- As pesquisas de boca de urna divulgadas após o fechamento das seções eleitorais na Bélgica neste domingo mostram uma expansão da extrema direita em Flandres e dos "verdes" em todo o país.

A Bélgica realizou hoje um pleito triplo: eleições legislativas, regionais e ao Parlamento Europeu.

As pesquisas de boca de urna para as legislativas indicam em Flandres a manutenção dos nacionalistas flamengos do N-VA como o partido mais votado, mas com uma redução dos votos em relação ao pleito anterior, aparentemente a favor da extrema direita (Vlaams Belang).

Além disso, os levantamentos registram um crescimento notável dos "verdes" do Groen.

Por outro lado, na região de Bruxelas, o partido socialista francófono (PS) foi o mais votado, segundo uma pesquisa realizada pela Universidade Livre de Bruxelas para a emissora "RTL", com cerca de 20,5%, seguido pelos liberais francófonos do MR (18%) e os "verdes" do Ecolo (18%), pelos social-liberais francófonos do Défi (13%) e os democratas-cristãos francófonos (CDH, 10,5%).

Na Valônia, os socialistas obteriam 27% dos votos, seguidos por MR (18%), Ecolo (13,5%), CDH (12,5%), a esquerda mais radical do PTB (11%) e o Défi (5%). EFE

Notícias