Topo
Notícias

Nasa cancela caminhada espacial 100% feminina por falta de trajes

26/03/2019 12h41

Missão que entraria para a história foi cancelada após astronauta perceber que preferia traje de tamanho médio em vez de grande. De 214 caminhadas espaciais, nenhuma foi composta exclusivamente por mulheres.As astronautas da Nasa Anne McClain e Christina Koch iriam fazer história na próxima sexta-feira (26/03) ao realizar a primeira caminhada espacial composta exclusivamente por mulheres. O plano, contudo, foi abortado devido à falta de trajes espaciais do tamanho adequado.

O plano original era de que o par desse seguimento à instalação de novas baterias de íons de lítio nos painéis solares da Estação Espacial Internacional (ISS). Mas a Nasa informou nesta segunda-feira (25/03) que os administradores da missão decidiram substituir McClain pelo seu colega Nick Hague.

McClain e Hague fizeram uma caminhada espacial no último dia 22, ocasião em que McClain percebeu que se sentia melhor usando a parte superior do traje espacial de tamanho médio, em vez do grande.

"Já que apenas um traje para o torso de tamanho médio estará disponível até sexta-feira, 29 de março, Koch vai usá-lo", disse a Nasa em comunicado. Assim, McClain será substituída por Hague e deve realizar em uma caminhada espacial futura, em 8 de abril, com um astronauta homem, o canadense David Saint-Jacques.

"Anne treinou com os tamanhos médio e grande e achou que poderia usar o tamanho grande, mas decidiu depois da caminhada da última sexta que o tamanho médio serve melhor", escreveu a porta-voz Stephanie Schierholz no Twitter. "Nesse caso, é mais fácil (e rápido!) mudar os astronautas do que reconfigurar o traje espacial", completou.

Os trajes especiais a bordo da estação são compostos por diversas partes que são combinadas de forma a se adaptar ao corpo de cada astronauta.

O anúncio da Nasa causou desapontamento de muitos que acompanhavam a missão nas redes sociais. Alguns internautas argumentaram que uma missão totalmente feminina já deveria ter ocorrido há tempos. Outros afirmaram que, embora o momento histórico tenha sido adiado, a segurança vem em primeiro lugar.

"Estou muito desapontada... mas também apoio que astronautas tenham autoridade para dizer ‘estarei mais segura usando um equipamento diferente'", disse a editora sênior da ONG americana The Planetary Society, Emily Lakdawalla. "Uma caminhada espacial exclusivamente feminina IRÁ acontecer em algum momento."

Quase 60 anos depois de o primeiro ser humano ter ido ao espaço, menos de 11% das mais de 500 pessoas que saíram da Terra foram mulheres. Desde que a EEI foi instalada em 1998, as equipes das 214 caminhadas espaciais realizadas até o momento foram ou somente compostas por homens ou por homens e mulheres.

A EEI gira ao redor da Terra a cerca de 28 mil quilômetros por hora, a uma distância de 400 quilômetros da superfície, e completa 16 órbitas ao dia.

A EEI pesa atualmente cerca de 400 toneladas e tem 100 metros de comprimento e 80 de largura. O espaço habitável equivale a uma casa com seis quartos, dois banheiros e uma academia, e a tripulação oscila entre três e seis pessoas, embora o espaço já tenha abrigado 13 pessoas.

PJ/efe/rtr/dpa/afp

______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp | App | Instagram | Newsletter

Notícias