Topo
Notícias

Recorde as viagens de Francisco à América Latina

23/01/2019 10h30

Cidade do Vaticano, 23 Jan 2019 (AFP) - A visita do papa Francisco ao Panamá será a 26ª viagem ao exterior do pontífice e a 7ª à América Latina, desde que foi eleito em 13 de março de 2013. No total, o argentino visitou 40 países.

- Brasil -Foi sua primeira viagem, entre 22 e 29 de julho de 2013, para participar da XXVIII Jornada Mundial da Juventude, realizada no Rio de Janeiro.

Nesse país, superou o teste de popularidade, quebrou o protocolo em diversas ocasiões ao se aproximar dos fiéis e fez gestos simbólicos, como visitar uma favela, bem como viciados em drogas, presos e doentes.

Ele também reiterou sua vontade de querer reformar a Igreja.

- Equador, Bolívia e Paraguai -Francisco fez um giro de uma semana, de 5 a 12 de julho de 2015, ao Equador, Bolívia e Paraguai, onde se desculpou pelos crimes contra os indígenas durante a conquista da América e fez um dos mais importantes discursos de seu pontificado.

Estabelecendo uma posição sobre os problemas sociais e econômicos enfrentados pelos excluídos, defendeu como direito sagrado os três T's: "terra, teto e trabalho".

- Cuba e Estados Unidos -A décima viagem ao exterior do papa argentino foi de 19 a 28 de setembro de 2015 a Cuba e Estados Unidos, uma ocasião para construir pontos entre o país comunista e a superpotência capitalista.

Em Havana se encontrou com os irmãos Raúl e Fidel Castro.

- México -Em sua 12ª viagem ao exterior, foi ao México, de 12 a 18 de fevereiro de 2016, fazendo uma escala de três horas no aeroporto José Martí, em Havana (Cuba), para realizar um encontro histórico com o patriarca ortodoxo russo Kirill.

Durante as quase 120 horas que passou no México, ele abordou questões espinhosas como corrupção, violência, pobreza e exclusão.

No voo de volta a Roma, rompeu com o politicamente correto e falou de outros dois temas desconfortáveis para os mexicanos: a pedofilia e o desaparecimento forçado dos 43 estudantes de Guerrero, cujos parentes não encontrou.

- Colômbia -Em 2017, Francisco celebrou uma viagem única à América Latina, para a Colômbia, de 6 a 11 de setembro, para trazer uma mensagem de reconciliação e paz após os acordos históricos de paz entre o governo e a guerrilha das FARC.

O papa comoveu os colombianos ao presidir, diante de milhares de pessoas na cidade de Villavicencio, um dos atos mais emocionantes e angustiantes de seu pontificado ao unir e ouvir testemunhos de vítimas e perpetradores do conflito armado que devastou aquele país por meio século.

- Chile e Peru -De 15 a 21 de janeiro de 2018, Francisco fez sua vigésima segunda viagem, ao Peru e ao Chile, para defender os indígenas. Foi uma das viagens mais difíceis de seu pontificado, pois foi ofuscada por protestos e escândalos de abusos sexuais de crianças por padres.

Ele foi o primeiro pontífice que visitou o coração da Amazônia.

- Panamá -Francisco realiza a partir desta quarta-feira e até domingo sua primeira visita ao Panamá para participar da 34ª Jornada Mundial da Juventude e mobilizar a juventude latino-americana contra a pobreza, a violência e o drama da crise migratória.

kv/erc/arc/mr

Notícias