Topo
Notícias

FAAP recebe a britânica Claire Wardle para debates sobre projeto de checagem de notícias nas eleições

Claire Wardle, diretora internacional do First Draft, ONG que deu origem ao Comprova, projeto de checagem da veracidade de notícias durante as eleições 2018 - Heitor Feitosa/Veja
Claire Wardle, diretora internacional do First Draft, ONG que deu origem ao Comprova, projeto de checagem da veracidade de notícias durante as eleições 2018 Imagem: Heitor Feitosa/Veja

do BOL, em São Paulo

22/11/2018 11h43

A FAAP (Faculdade Armando Alvares Penteado) realiza nesta sexta-feira (23), em São Paulo (SP), debates sobre o encerramento do Comprova, projeto que uniu 24 veículos de comunicação para checagem da veracidade de notícias que circularam nas redes sociais e WhatsApp durante as eleições de 2018.

A primeira palestra, "O Brasil no contexto global da desinformação", acontece às 9h30 e será apresentada pela britânica Claire Wardle, cofundadora e diretora de pesquisa da First Draft, ONG ligada à universidade Harvard que deu origem ao projeto Comprova. A iniciativa busca soluções para os desafios associados à confiança e à verdade na era digital.

Veja também:

A partir das 11h, Claire, que é uma das maiores especialistas mundiais em conteúdo gerado pelo usuário, também participa da mesa-redonda "Análise das eleições sob a ótica do projeto Comprova", ao lado de Daniel Bramatti, presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), e de Sergio Ludke, coordenador do projeto Comprova. A mediação será de Edilamar Galvão, coordenadora do curso de Jornalismo da FAAP e pós-doutoranda do Núcleo Diversitas, da USP (Universidade de São Paulo).

Os debates são gratuitos e abertos ao público; para se inscrever, acesse o formulário da FAAP. O evento terá transmissão ao vivo pela TV FAAP. Também é possível assistir ao vivo no BOL.

Sobre o Comprova

Iniciativa do First Draft, o Comprova foi criado para identificar, checar e combater manipulações, rumores e notícias falsas nas eleições brasileiras de 2018.

No período de três meses, o projeto publicou 146 histórias para desmentir ou confirmar conteúdos que viralizaram nas redes sociais. Desse total, 92% do conteúdo se mostrou falso, enganoso ou descontextualizado. Apenas nove histórias analisadas pela equipe do Comprova eram verdadeiras.

A iniciativa foi inspirada na experiência das eleições francesas, em 2017, quando foi criado o CrossCheck, uma coalizão colaborativa reunindo 37 redações francesas e britânicas para verificar ruídos na web durante a última campanha presidencial francesa.

Serviço

Palestra: O Brasil no contexto global da desinformação 
Mesa-redonda: Análise das eleições sob a ótica do projeto Comprova
Data: 23/11/2018 - horário: 9h às 12h
Local: FAAP São Paulo - Auditório 1
Endereço: Rua Alagoas, 903 - Higienópolis, São Paulo (SP)
Inscrição: site da FAAP  (os inscritos deverão comparecer à portaria G1 até as 9h da manhã munidos de documento de identificação com foto)

Quer receber notícias de Brasil de graça por mensagem no seu Facebook? Clique AQUI e digite Brasil após acessar o Messenger. É muito simples! 

Notícias