Veja quem são os candidatos à Prefeitura do Recife em 2024
A corrida eleitoral se intensifica na reta final para o primeiro turno, previsto para o dia 6 de outubro, e os candidatos na disputa pela Prefeitura do Recife são cada vez mais citados nas pesquisas eleitorais, debates e no noticiário.
Confira abaixo, em ordem alfabética, quem vai concorrer ao cargo na capital pernambucana nas Eleições 2024.
Dani Portela (PSOL)
Danielle Gondim Portela, 48, é deputada estadual por Pernambuco. Ela nasceu em Recife e, além de deputada estadual, é advogada e professora. A eleição deste ano é o quarto pleito que ela participa.
Em 2020, foi eleita vereadora da capital pernambucana como a candidata mais votada. Em 2018, na disputa ao governo do estado, ficou em terceiro lugar. Suas principais pautas defendem os direitos das mulheres e da população LGBTQIAP+.
Sua candidata a vice-prefeita é Alice Galbino (Rede). A coligação que apoia a candidatura de portela é composta pela Rede Sustentabilidade e pelo PCB.
Daniel Coelho (PSD)
Daniel Pires Coelho, 45, já foi secretário de turismo e lazer do estado. Ele nasceu na capital e é administrador pela Universidade de Pernambuco.
Foi filiado ao PV e se popularizou ao defender pautas ambientais. Na política desde 2004, ele já foi vereador, deputado estadual e deputado federal. Em 2012 e 2016, tentou ser prefeito, mas não foi eleito em nenhum dos pleitos.
Sua candidata a vice-prefeita é Mariana Melo (PSDB). A coligação que apoia a candidatura de Coelho é composta por PP, Podemos, PSDB, Cidadania, PRD e Mobiliza.
Gilson Machado (PL)
Gilson Machado Guimarães Neto, 55, foi ministro do turismo no governo de Jair Bolsonaro. O candidato nasceu na capital, é produtor rural, músico e ficou conhecido por tocar sanfona nas lives do ex-presidente.
Gilson foi presidente da Embratur e secretário nacional de Ecoturismo. É a segunda vez que ele tenta um cargo político: em 2022, tentou ser senador, mas não se elegeu. Sua candidata a vice-prefeita é Leninha Dias (PL).
João Campos (PSB)
João Henrique de Andrade Lima Campos, 30, é o atual ocupante do cargo e busca a reeleição. Nasceu na capital e é engenheiro pela Universidade Federal de Pernambuco.
É filho de Eduardo Campos e bisneto de Miguel Arraes —ambos ex-governadores do estado. Em 2016, o candidato assumiu como chefe de gabinete do governo e, em 2018, foi eleito deputado federal e o mais votado. Ele foi eleito prefeito de Recife em 2020 ao disputar o pleito contra a prima Marília Arraes.
Seu candidato a vice-prefeito é Victor Marques (PCdoB). A coligação que apoia candidatura de Campos é composta por PT, PCdoB, PV, União Brasil, Republicanos, MDB, Solidariedade, Avante, DC, Agir e PMB.
Ludmila (UP)
Ludmila Medeiros Outtes Alves, 36, é natural da capital pernambucana. Ela é enfermeira e presidente do Sindicato dos Enfermeiros do estado.
É coordenadora do Movimento Luta de Classes. E foi candidata a deputada federal em 2022 pelo mesmo partido. Seu candidato a vice-prefeito é Raimundo Malheiros (UP).
Simone Fontana (PSTU)
Simone Fontana, 59, nasceu em São Paulo. Ela é pedagoga pela Faculdade Frassinetti do Recife e pós-graduada pela Universidade Federal de Pernambuco.
É professora da rede pública e foi uma das fundadoras do partido no estado. Ela está na política desde 2004 e já tentou se eleger na prefeitura, no governo do estado, Senado e na Câmara dos Deputados. Seu candidato a vice-prefeito é Professor Mariano (PSTU).
Tecio Teles (Novo)
Emanoel Tecio Teles Moraes, 34, é natural de Serra Talhada (PE). Ele é advogado por uma faculdade privada e pós-graduado em direito administrativo e em planejamento e gestão pública pela Universidade de Pernambuco.
Serviu ao Exército de 2009 a 2017, e tentou ser vereador duas vezes, mas não foi eleito. No ano passado, foi chefe de gabinete da vice-governadora Priscilla Krause. Sua candidata a vice-prefeita é Kelly Souza (Novo).
Victor Assis (PCO)
Victor Assis da Silva, 29, nasceu na capital pernambucana e é jornalista do Diário Causa Operária. Ele milita no partido desde 2015 e integra o Coletivo de Negros João Cândido e o Comitê Central Nacional da sigla.
É a segunda vez que Victor tenta se eleger prefeito da cidade. Ele também foi candidato em 2020, mas não foi eleito. Seu candidato a vice-prefeito para 2024 é Vitor Laurentino (PCO).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.