Topo
Notícias

Pix: BC informa incidente de segurança da Fidúcia com dados vinculados a chaves

Brasília, 18

18/03/2024 20h24

O Banco Central informou nesta segunda-feira, 18, a ocorrência de incidente de segurança com dados pessoais vinculados a chaves Pix sob a guarda e responsabilidade da Fidúcia Sociedade de Crédito ao Microempreendedor e à Empresa de Pequeno Porte Limitada (Fidúcia). Segundo o BC, o incidente é decorrente de falhas pontuais em sistemas da instituição.

De acordo com nota divulgada pelo BC, não foram expostos dados sensíveis, como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou outras informações sob sigilo bancário. "As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras", informou o BC.

Todas as pessoas que tiveram os dados cadastrais obtidos a partir do incidente serão notificadas "exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking" da instituição de relacionamento. "Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagem, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail."

Foram adotadas todas as ações necessárias para apurar detalhadamente o caso e serão aplicadas as medidas sancionadoras previstas na regulação.

"Mesmo não sendo exigido pela legislação vigente, por conta do baixo impacto potencial para os usuários, o BC decidiu comunicar o evento à sociedade, à vista do compromisso com a transparência que rege sua atuação", esclarece.

Notícias