Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Henri é rebaixado para tempestade antes de chegar aos EUA

22/08/2021 10h43

WASHINGTON, 22 AGO (ANSA) - O furacão Henri perdeu força e foi rebaixado para tempestade tropical na manhã deste domingo (22), ainda antes de chegar à costa leste dos Estados Unidos.   

Enquanto furacões têm ventos de até 153 quilômetros por hora, em tempestades tropicais essa velocidade chega até 118 quilômetros por hora. Ainda assim, as autoridades americanas estão em alerta para efeitos do fenômeno natural, como inundações e cortes de energia.   

Com o aquecimento da superfície dos oceanos devido à crise climática, eventos extremos estão se tornando cada vez mais comuns e devastadores, colocando em risco comunidades costeiras de todo o mundo.   

Se o Henri ganhar força novamente, ele pode se tornar o primeiro furacão a atingir a região da Nova Inglaterra, correspondente ao nordeste dos EUA, em 30 anos.   

Na noite do último sábado (21), o temor pela chegada da tempestade forçou a interrupção de um show a céu aberto no Central Park, em Nova York, enquanto o governador Andrew Cuomo, que vai deixar o cargo devido a denúncias de assédio sexual, declarou estado de emergência.   

Já no México, a passagem do furacão Grace deixou pelo menos nove pessoas mortas no estado de Veracruz, além de três indivíduos desaparecidos.   

Entre as vítimas estão uma mãe e seus cinco filhos, soterrados por um deslizamento de terra que atingiu sua casa. "Ouvi a terra colapsando, a colina foi varrida, e todos estavam lá, minha esposa e meus seis filhos", disse o pai da família, Adan Moreno, à agência AFP.   

Ele ainda conseguiu retirar uma criança com vida da lama, mas a esposa e os outros filhos não resistiram aos ferimentos. O fenômeno natural havia tocado a terra em Veracruz na categoria 3 (de um total de 5), com ventos de 200 quilômetros por hora.   

(ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Notícias