Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Ministro da Defesa britânico culpa Trump pela situação do Afeganistão

Combatentes do Taleban dentro do palácio presidencial do Afeganistão - Reprodução/Al Jazeera
Combatentes do Taleban dentro do palácio presidencial do Afeganistão Imagem: Reprodução/Al Jazeera

16/08/2021 17h01

O ministro da Defesa do Reino Unido, Ben Wallace, culpou nesta segunda-feira o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump pela atual situação no Afeganistão porque, em sua opinião, o acordo de paz projetado por Washington para 2020 serviu apenas para "dar um impulso" ao Talibã.

Wallace fez essas declarações à rádio "BBC", em um dia em que o governo de Londres tenta repatriar milhares de britânicos e afegãos ligados à sua missão no Afeganistão, após a tomada de Cabul, ontem, pelos talibãs.

O ministro britânico lembrou que o referido acordo de paz negociado por Trump no ano passado, antes de deixar a Casa Branca, lançou as bases para a retirada das tropas americanas e de seus aliados, após mais de 20 anos de missão no Afeganistão.

"A sorte foi lançada quando Donald Trump fechou esse acordo", disse Wallace, considerando que o atual presidente dos EUA "herdou" esta situação, após concluir o roteiro definido para a saída americana do Afeganistão.

"Biden herdou um impulso, o impulso que foi dado ao Talibã porque eles acreditaram que haviam vencido (a guerra)", afirmou.

Por isso, ele insistiu que o colapso do governo de Cabul, agora nas mãos do Talibã, tem origem na política internacional de Trump.

"As sementes do que está acontecendo agora foram plantadas antes de Biden assumir o cargo. As sementes foram um acordo de paz que foi executado às pressas, não feito em colaboração com a comunidade internacional", acrescentou Wallace.

Notícias