Topo
Notícias

Após bares lotados no Leblon, Rio promete força-tarefa de fiscalização

do UOL

Gabriel Sabóia

Do UOL, no Rio

03/07/2020 12h29

Depois da viralização de imagens das ruas do Leblon lotadas na noite de ontem (2), quando bares e restaurantes foram autorizados a reabrir suas portas ao público após três meses de paralisação devido à pandemia do coronavírus, a prefeitura do Rio de Janeiro decidiu fazer uma força-tarefa de fiscalização no bairro da zona sul carioca a partir da noite de hoje.

De acordo com o vereador Rafael Aloísio Freitas, que preside a Comissão de Comércio da Câmara dos Vereadores e a Frente Parlamentar de Bares e Restaurantes da cidade, representantes do governo municipal informaram que o Leblon e bairros próximos serão alvos de operações de fiscalização nos próximos dias.

Estabelecimentos que não estejam cumprindo as normas estabelecidas por decreto da Prefeitura serão multados e podem ter as suas portas fechadas. Consumidores que estejam infringindo as regras também podem ser penalizados (veja abaixo).

"Conversei com a Prefeitura, que informou que terá ações mais duras para garantir que aquele absurdo que aconteceu nas ruas do Leblon não vai se repetir. Mas, tão importante quanto assegurar o cumprimento das normas do decreto é garantir que o justo não pagará pelo infrator. A grande maioria dos bares da cidade funcionou sem problemas, cumprindo as normas", ressaltou o vereador.

De acordo com a Guarda Municipal, a operação de fiscalização deste final de semana será feita em conjunto com equipes da vigilância sanitária. A Guarda não informa, no entanto, quantos bares e restaurantes foram notificados ou fechados na noite de ontem.

"Os agentes determinaram o fechamento de diversos bares. Devido ao horário de fechamento e à aglomeração e consumo na rua, todos os estabelecimentos foram orientados e fechar as portas. As ações de fiscalização, reitera-se, serão intensificadas neste fim de semana", diz o comunicado.

Aglomeração e mesas na calçada

Imagens que circulam nas redes sociais desde a noite de ontem mostram pessoas aglomeradas, em desrespeito ao distanciamento social, e sem máscara. Segundo moradores, os estabelecimentos continuaram em funcionamento após as 23h, horário de fechamento estipulado pela prefeitura.

Em um vídeo que circula na internet, o bar Boa Praça, no Leblon, aparece com mesas e cadeiras na calçada, com clientes flagrados bem próximos uns dos outros. Todas as mesas disponibilizadas pelo bar estavam ocupadas e pareciam não respeitar a distância de dois metros estipulada pela Prefeitura.

As regras

  • Mesas devem ser organizadas com distanciamento de dois metros, de preferência, em espaços abertos;
  • Em espaços internos, bares devem operar com 50% das suas capacidades;
  • Fica vedado o sistema self-service;
  • Ficam vedados shows e música ao vivo;
  • O horário máximo para o funcionamento é até as 23h, tanto nas áreas internas como externas;
  • O uso de máscara é obrigatório tanto para clientes como para funcionários;
  • A máscara só pode ser retirada pelos clientes que estiverem já nas mesas, e exclusivamente nos momentos de refeição.

Notícias