Topo
Notícias

SUV cupê da Volkswagen chega em 2020 e vai se chamar Nivus

do UOL

Alessandro Reis

Do UOL, em São Bernardo do Campo (SP)

04/12/2019 14h13

Pablo Di Si, o presidente da Volkswagen para a América Latina, apresentou hoje as primeiras fotos e o primeiro vídeo do novo SUV com perfil de cupê da marca alemã, que será lançado no Brasil em 2020. O modelo, que foi desenvolvido aqui e também será fabricado e comercializado na Europa, vai se chamar Nivus.

Segundo o executivo, o modelo será mais baixo e um pouco menor que o T-Cross, porém não informou as medidas de comprimento, distância entre-eixos e porta-malas. UOL Carros esteve em agosto em Wolfsburg (Alemanha), sede da VW, acompanhando a prévia do SUV cupê. Na ocasião, vimos o carro ao vivo e sem camuflagem, porém não fomos autorizados a publicar nenhum detalhe do design.

Na época, adiantamos que o lançamento está marcado para maio de 2020, com produção em São Bernardo do Campo (SP), para depois ser feito também em Pamplona (Espanha). Di Si declarou que o nome adotado no Brasil e região poderá ser diferente na Europa e em outros mercados. O que é certo, deixou claro, é que o SUV cupê a ser comercializado na Europa será igual ao brasileiro.

Segundo a Volks, o Nivus será o primeiro veículo projetado e desenvolvido em território brasileiro com fabricação na Europa. O design é assinado pelo brasileiro José Carlos Pavone.

A central multimídia do SUV cupê, como UOL Carros adiantou há cerca de quatro meses, também foi desenvolvida aqui e será diferente da utilizada na gama atual. Além disso, estará presente em lançamentos futuros da Volks na Europa e em outros países.

A faixa de preço, de acordo com o executivo, ainda está sob análise - portanto, a marca faz segredo se a novidade será posicionada acima ou abaixo do T-Cross - com o qual irá compartilhar a plataforma modular MQB e também a parte mecânica. O certo é que custará mais do que o Polo, que utiliza a mesma base estrutural.

O Nivus faz parte do investimento já anunciado de R$ 7 bilhões para a VW lançar 20 modelos na região, 13 com produção nacional, até 2020.

Visual "ousado""

No vídeo que você confere aqui, o Nivus evidencia seu perfil de cupê, exibindo vidro traseiro bastante inclinado e balanço traseiro maior. A dianteira traz desenho exclusivo, incluindo a assinatura de LEDs dos faróis, enquanto a carroceria evidentemente é mais baixa que a do T-Cross. As lanternas também trazem detalhes em LEDs.

Além do desenho diferente, o Nivus será o primeiro modelo da Volkswagen a trazer o novo logotipo da marca europeia.

Di Si confirmou, ainda, que o estilo mais esportivo e arrojado do Nivus estará presente em novos modelos da montadora no País. Ele também admitiu que a família de utilitários esportivos da VW terá espaço para um modelo ainda menor que o Nivus e o T-Cross.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Notícias