Topo

Após saída de curdos, Turquia descarta nova operação no norte da Síria

22/10/2019 22h39

Ancara, 23 out (EFE).- A Turquia descartou nesta quarta-feira (data local) a hipótese de lançar uma nova ofensiva contra o norte da Síria, fora da área já controlada pelo país, após a confirmação por parte dos Estados Unidos da saída das milícias curdas da região.

Em comunicado, o Ministério da Defesa da Turquia citou o fim do cessar-fogo de 120 horas firmado com os Estados Unidos para que os curdos se retirassem da região.

Apesar de não ver a necessidade de uma nova operação, o governo de Recep Tayyip Erdogan afirmou que continuará lutando contra o terrorismo na região. A Turquia considera as milícias curdas que atuam na Síria como grupos terroristas pelos vínculos com o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), guerrilha que age no território turco.

Na nota, a Turquia também destacou o acordo firmado ontem entre Erdogan e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante visita à cidade de Sochi. Os dois países começarão a cooperar militarmente na região a partir de amanhã.

No voo de volta, Erdogan tinha antecipado que conversaria com o ministro da Defesa, Hulusi Akar, para decidir que medidas tomar após o fim da trégua com os curdos.

"As promessas feitas no acordo que firmamos com os Estados Unidos não foram totalmente cumpridas. Quando pousar, avaliarei a situação e darei os passos necessários", disse Erdogan a jornalistas que o acompanhavam na viagem. EFE

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Notícias