Ford corta 12 mil empregos na Europa até o fim de 2020 para voltar a lucrar
A Ford anunciou que cortará 12 mil empregos na Europa até o final de 2020 para tentar voltar ao lucro. A decisão faz parte de uma onda de redução de custos em uma indústria automobilística que enfrenta demanda estagnada e recorde de investimentos para construir carros de baixa emissão de poluentes.
O desafio de investir em veículos elétricos, híbridos e autônomos, ao mesmo tempo em que reformulou os motores de combustão para atender às novas regras de ar limpo, forçou as montadoras a cortar custos fixos e simplificar seu portfólio de produtos.
A fabricante informou que encerrou a produção em três fábricas na Rússia, está em processo de fechamento de unidades na França e no Reino Unido e já cortou turnos em linhas de produção em Valência, na Espanha, e Saarlouis, na Alemanha.
"Concluímos em grande parte consultas com parceiros sociais sobre ações de reestruturação", disse à "Reuters" Stuart Rowley, presidente da Ford Europa.
Aproximadamente 12 mil postos de trabalho serão afetados nas instalações próprias da Ford e também em joint-ventures na Europa até o final de 2020, principalmente por meio de programas de demissão voluntária.
Cerca de 2.000 deles são cargos assalariados, que estão incluídos entre os 7.000 que a Ford está reduzindo globalmente, disse a montadora. O resto são trabalhadores em contratos por hora ou temporários.
A Ford Europa tem 51 mil funcionários na Europa ou 65 mil quando joint-ventures estão incluídas.
Expectativa de retomada nos lucros
Em janeiro, a Ford anunciou uma ampla revisão de negócios, que incluiu a perspectiva de fechamento de fábricas e a interrupção de linhas de veículos deficitárias para obter uma margem operacional de 6% na Europa.
A demanda por carros na Europa está caindo, disse hoje (27) a associação europeia de fabricantes de automóveis, prevendo que o número de carros europeus de passageiros encolherá 1% em 2019, para 15 milhões de carros -- revisando sua previsão anterior de crescimento de 1%.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.