Topo
Notícias

Pentágono construirá acampamentos para 7,5 mil imigrantes na fronteira

O Pentágono é a sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos - Reuters
O Pentágono é a sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos Imagem: Reuters

23/05/2019 02h38

O Departamento de Defesa anunciou ontem que construirá seis acampamentos temporários nas áreas de fronteira com o México dos estados do Texas e Arizona para abrigar um total de 7,5 mil imigrantes indocumentados.

O Pentágono vai construir os campos em apoio e a pedido do Departamento de Segurança Interna (DHS), encarregado da segurança das fronteiras e da imigração no país.

Será precisamente o DHS que estará encarregado de administrar os acampamentos, segundo o comunicado do Pentágono: "O pessoal militar não operará as instalações e apenas construirá as lojas". A operação das instalações é de responsabilidade do DHS".

Além de construí-los, o Pentágono também cederá as tendas para os acampamentos, que abrigarão 7,5 mil adultos indocumentados já processados pela Patrulha da Fronteira e entregues às autoridades de imigração.

"Esse apoio é fornecido para ajudar o DHS a enfrentar a atual crise humanitária e de segurança em nossa fronteira sul", explicou o Pentágono.

Os acampamentos estarão situados em Tornillo, Donna, Laredo, e Del Rio (Texas) e em Tucson e Yuma (Arizona), locais escolhidos pelo DHS.

A organização Human Rights Watch (HRW) já denunciou no início de maio a criação de centros de detenção com tendas para abrigar imigrantes indocumentados que cruzam a fronteira sul com o México.

A HRW informou que teve imagens de satélite feitas no dia 25 de abril que mostram a criação "rápida" desses campos em posições administradas pela Patrulha da Fronteira em El Paso e Donna (ambas no Texas).

Notícias