Topo
Notícias

É falso que SP aplica vacinas vencidas contra covid-19

08.ago.2022 -  É falso que o estado de São Paulo esteja aplicando vacinas vencidas contra a covid-19 - Arte/UOL sobre Reprodução/Instagram
08.ago.2022 - É falso que o estado de São Paulo esteja aplicando vacinas vencidas contra a covid-19 Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução/Instagram
do UOL

Do UOL, em São Paulo

08/08/2022 17h21

É falso que o estado de São Paulo esteja aplicando vacinas vencidas contra a covid-19. A informação foi publicada nas redes sociais da pré-candidata ao Senado Cristiane Brasil no dia 26 de julho.

"O povo é tão medroso que tá tomando a 5ª dose de picada mesmo com a validade vencida! Aqui em São Paulo tá complicado kkkkkkkk", diz um tuíte da pré-candidata reproduzido na imagem.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou em abril a extensão da validade das vacinas da Fiocruz, e da Pfizer contra a covid-19.

No caso da vacina fabricada e distribuída a todo país pela Fiocruz, ampliou prazo de 6 para 9 meses, com armazenamento em temperatura entre 2ºC e 8ºC. A aprovação saiu em 11 de abril. Os lotes fabricados após a data devem trazer no rótulo, obrigatoriamente, o novo prazo de validade aprovado.

Para os imunizantes da Pfizer, a ampliação —aprovada em 7 de abril— foi de 9 para 12 meses, com armazenamento entre -60ºC e -90ºC. A regra vale para as versões adulta e pediátrica da vacina.

Procurada pelo UOL Confere, a Secretaria Estadual de Saúde informou que os imunizantes com prazo de validade ampliado não são destinados especificamente à aplicação da quinta dose.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Notícias