Topo
Notícias

Posts de opositores e governistas desinformam sobre atos contra Bolsonaro

21.jun.2021 - À esquerda na imagem, frame de vídeo usado para dizer que protesto contra Bolsonaro no Rio estava vazio; à direita, foto de 2016 reproduzida como se fosse do ato contra o presidente em Belo Horizonte - Reprodução/Facebook Otoni de Paula e Maxwell Vilela/Mídia NINJA
21.jun.2021 - À esquerda na imagem, frame de vídeo usado para dizer que protesto contra Bolsonaro no Rio estava vazio; à direita, foto de 2016 reproduzida como se fosse do ato contra o presidente em Belo Horizonte Imagem: Reprodução/Facebook Otoni de Paula e Maxwell Vilela/Mídia NINJA
do UOL

Beatriz Montesanti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

21/06/2021 20h23

Políticos opositores e governistas publicaram nas redes sociais imagens que não correspondiam à movimentação dos protestos de sábado (19) contra o presidente Jair Bolsonaro. Adversários do presidente postaram uma foto de uma manifestação de 2016, com uma rua cheia, dizendo que seria do ato em Belo Horizonte. Aliados de Bolsonaro, por sua vez, compartilharam vídeos enganosos para dar a impressão de que a manifestação no Rio de Janeiro tinha ficado vazia.

A foto da manifestação de Belo Horizonte foi publicada pelo site de jornalismo independente Mídia Ninja, em sua página no Facebook, em 7 de setembro de 2016. A imagem mostra um protesto contra o então presidente Michel Temer (MDB). No sábado, a imagem foi compartilhada no Twitter pela vereadora paulistana Erika Hilton (PSOL) junto com a frase "Belo Horizonte, Minas Gerais, gigante de novo!". O post tinha mais de 2.500 interações (retweets e curtidas) até o começo da noite de hoje (21).

Uma checagem feita pelo AFP Checamos identificou que os deputados federais Sâmia Bomfim (PSOL-SP) e Paulo Pimenta (PT-RS) também compartilharam a imagem no Twitter. Nesses dois casos, no entanto, as postagens não estavam mais publicadas na tarde de hoje.

Veja abaixo uma foto do protesto contra Bolsonaro na capital mineira:

19.jun.2021 - Protesto contra o governo Bolsonaro no centro de Belo Horizonte - Cris Mattos/O Tempo/Estadão Conteúdo - Cris Mattos/O Tempo/Estadão Conteúdo
19.jun.2021 - Protesto contra o governo Bolsonaro no centro de Belo Horizonte
Imagem: Cris Mattos/O Tempo/Estadão Conteúdo

Bolsonaristas 'esvaziam' ato no Rio

Políticos aliados a Bolsonaro, por sua vez, publicaram vídeos que mostram trechos da avenida Presidente Vargas, no centro do Rio, em momentos em que pequenos grupos de manifestantes com faixas vermelhas caminhavam pela via.

Um dos vídeos foi postado no Facebook ontem (20) pelo deputado federal Otoni de Paula (PSC-RJ) com a legenda "Lotaram as manifestações do PT contra o governo Bolsonaro". Não é possível identificar quem fez as imagens, nem precisar em que data e horário elas foram feitas. Até o começo da noite de hoje, o vídeo tinha 117 mil visualizações.

Segundo o Centro de Operações Rio, as pistas centrais da avenida foram interditadas por volta das 10h na altura do monumento a Zumbi dos Palmares. Imagens feitas nesse horário mostram uma pequena aglomeração no local. Às 12h, a multidão registrada era maior, ocupando ambos os sentidos da pista na altura da Avenida Rio Branco. É possível que o vídeo tenha sido feito antes ou depois de o volume maior de participantes passar.

O UOL esteve no protesto no Rio. A reportagem verificou que os participantes do ato fecharam três das quatro vias da avenida Presidente Vargas nos quatro quilômetros entre o monumento a Zumbi dos Palmares e a igreja de Nossa Senhora da Candelária.

Outros políticos aliados do presidente, como o deputado federal Carlos Jordy (PSL-RJ) e o senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ), publicaram ontem uma montagem de pequenos grupos de manifestantes em ruas vazias, algumas de pequenas cidades, em que a adesão ao protesto foi de fato inferior.

No entanto, a imagem da parte inferior direita da montagem é de um trecho da avenida Presidente Vargas, e também mostra apenas um pequeno grupo de manifestantes, sem indicar data, horário ou fonte da filmagem. Frames do mesmo vídeo, em tamanho maior, foram reproduzidos em um post da página Plantão Zona Oeste no domingo (20), também sem indicação de fonte. Até o começo da noite de hoje, a montagem tinha 174 mil visualizações na página de Flávio Bolsonaro e 46 mil na de Carlos Jordy.

Veja abaixo uma foto do protesto contra Bolsonaro na capital fluminense:

19.jun.2021 - Vista aérea da manifestação contra o presidente Jair Bolsonaro na avenida Presidente Vargas, centro do Rio de Janeiro - Wilton Júnior/Estadão Conteúdo - Wilton Júnior/Estadão Conteúdo
19.jun.2021 - Vista aérea da manifestação contra o presidente Jair Bolsonaro na avenida Presidente Vargas, centro do Rio de Janeiro
Imagem: Wilton Júnior/Estadão Conteúdo

Os protestos contra o atual governo reuniram milhares de pessoas em diferentes cidades brasileiras, principalmente nas capitais. Na semana passada, o UOL Confere mostrou que grupos pró e contra Bolsonaro usaram fotos verdadeiras, mas feitas de formas diferentes, para inflar ou reduzir a "motociata" que contou com a participação do presidente.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Notícias