Topo
Notícias

Toyota confirma fim de linha do Etios para fabricar o novo Corolla Cross

Divulgação
Imagem: Divulgação
do UOL

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

02/03/2021 17h23Atualizada em 11/03/2021 21h34

A Toyota confirmou hoje que, a partir do mês que vem, deixará de vender no Brasil os modelos Etios e Etios Sedan. A informação foi antecipada pelo colunista de UOL Carros Jorge Moraes há cerca de um mês.

Segundo a montadora, a decisão de tirar o modelo de linha tem como objetivo "adequar o volume de produção" da fábrica de Sorocaba (SP) para a chegada de um "novo modelo" - no caso, o Corolla Cross, que será lançado nos próximos dias.

Mesmo com a despedida do mercado brasileiro, a dupla de compactos, lançada aqui em setembro de 2012, seguirá em produção no interior paulista, mas apenas para exportação. A linha Etios é comercializada em países como Argentina, Peru, Paraguai e Uruguai.

O Etios já vinha com vendas em baixa, muito por conta da concorrência doméstica com Yaris e Yaris Sedan, que permanecem disponíveis e deverão receber atualização visual e de conteúdo nos próximos meses.

O Yaris, não por acaso, também é fabricado na unidade de Sorocaba e traz visual mais atraente e mais equipamentos.

A Toyota enfatiza que manterá "normalmente" os serviços para toda a gama Etios, tais como as revisões periódicas, por meio de sua rede de concessionárias.

Desde seu lançamento, foram fabricadas mais de 620 mil unidades em território brasileiro, incluindo as duas opções de carroceria.

As exportações tiveram início em 2013 e mais de 180 mil exemplares do Etios nacional foram comercializadas para outros países da região.

Notícias