Topo
Notícias

Rei Juan Carlos comunica que passará a viver fora da Espanha

03/08/2020 16h48

Madri, 3 ago (EFE).- O rei emérito da Espanha, Juan Carlos I, comunicou ao filho, o rei Felipe VI, a decisão de passar a viver fora da Espanha, diante da repercussão pública de "certos acontecimentos passados" da vida privada, segundo informou nesta segunda-feira a Casa Real, em comunicado.

O comunicado explica que o rei emérito enviou ao filho hoje uma carta e que transmitiu essa decisão, que ele assegura estar tomando "com profundo sentimento, mas com grande serenidade".

"Sou rei da Espanha há quase 40 anos e, durante todos eles, sempre quis o melhor para a Espanha e para a coroa", diz Juan Carlos I.

Ele acrescenta ainda que pretende facilitar o exercício das funções de Felipe VI "da tranquilidade e tranquilidade que sua alta responsabilidade exige".

"Meu legado e minha própria dignidade como pessoa exigem isso de mim", acrescentou na carta.

O comunicado indica que Felipe VI transmitiu a seu pai "seu sincero respeito e gratidão pela sua decisão".

"O rei - diz o texto - deseja enfatizar a importância histórica do reinado de seu pai, como um legado e obra política e institucional de serviço à Espanha e à democracia; e ao mesmo tempo ele deseja reafirmar os princípios e valores em que se baseia, no âmbito da nossa Constituição e do resto do sistema jurídico".

Notícias