Topo
Notícias

Ministros do Mercosul debaterão sobre processo de integração após pandemia

01/07/2020 18h42

Assunção, 1 jul (EFE).- Os ministros das Relações Exteriores de Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai, os quatro países membros do Mercosul, debaterão na quinta-feira sobre o processo de integração do bloco e o caminho a ser seguido após a pandemia de Covid-19, segundo antecipou em entrevista coletiva o vice-ministro de Relações Econômicas paraguaio, Didier Olmedo.

Os chanceleres do bloco também discursarão nesta terceira sessão da Cúpula do Mercosul na 56ª reunião ordinária do Conselho do Mercado Comum (CMC), com a participação dos representantes de Chile, Bolívia, Equador e Colômbia, como estados associados.

Entre os convidados especiais estarão o chanceler do México, Marcelo Ebrard; o secretário-geral da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), José Ángel Gurría, e representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do Fonplata, do Banco de Desenvolvimento da América Latina, da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) e da Associação Latino-Americana de Integração (Aladi).

Na reunião, os ministros avaliarão as seis normas aprovadas na terça-feira no âmbito do Grupo Mercado Comum (GMC, orgão de decisão do Mercosul) e o Paraguai informará sobre as atividades desempenhadas durante a sua presidência temporária no semestre.

"Os chanceleres farão uma avaliação da situação do processo e depois falarão os representantes do Parlamento do Mercosul (Parlasul), da Secretaria do Tribunal Permanente de Revisão, do Insituto Social e do Instituto de Políticas Públicas de Direitos Humanos", acrescentou Olmedo.

O Paraguai também deixará a presidência com uma proposta de roteiro para sinalizar as ações de 2020-2030, que poderá ser aplicado durante a presidência do Uruguai.

Nesta quinta-feira, em encontro virtual do Banco Central do Paraguai, o mandatário paraguaio, Mario Abdo Benítez, cederá a presidencia temporária do bloco ao presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou. Também participarão da videoconferência os presidentes do Brasil, Jair Bolsonaro, e da Argentina, Alberto Fernández. EFE

nfa/vnm

Notícias