Topo
Notícias

OMS cria fundação para buscar novas fontes de financiamento

27/05/2020 14h48

Por Emma Farge e Brenna Hughes Neghaiwi

GENEBRA/ZURIQUE (Reuters) - O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, anunciou nesta quarta-feira a criação de uma fundação que permitirá ao organismo buscar novas fontes de financiamento, incluindo o público em geral.

A Fundação OMS está sendo estabelecida como uma entidade de subvenção independente que apoiará os esforços da organização para tratar dos desafios globais de saúde mais prementes obtendo novos fundos de "fontes não tradicionais".

Os Estados Unidos suspenderam suas doações à OMS neste ano depois que o presidente Donald Trump se queixou da maneira como a OMS esta administra a pandemia de coronavírus e a acusou de ser "chinocêntrica". Trump cobrou em carta a Tedros que a OMS se comprometa a realizar reformas dentro de 30 dias.

Tedros, no entanto, disse que a criação da Fundação OMS não tem nada a ver com "questões de financiamento recentes".

Ainda neste mês, ele disse que o orçamento anual de cerca de 2,3 bilhões de dólares é "muito, muito pequeno" para uma agência global, sendo semelhante ao de um hospital de médio porte no mundo desenvolvido.

Ele ainda disse que as fontes de financiamento são incertas demais, já que dependem excessivamente de um "financiamento flexível" que pode oscilar.

(Por Emma Farge e Brenna Hughes Neghaiwi)

Notícias