Topo
Notícias

Merkel anuncia prorrogação de medidas até depois da Semana Santa

01/04/2020 17h33

Berlim, 1 abr (EFE).- A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, anunciou nesta quarta-feira a prorrogação das medidas vigentes no país para combater a propagação do novo coronavírus até depois da Semana Santa.

"Definimos com os primeiros-ministros dos estados que manteremos as medidas que têm estado em vigor até agora", disse Merkel após teleconferência telefônica com governantes estaduais.

Merkel disse compreender que a situação atual é "difícil para todos" e agradeceu aos cidadãos por respeitarem as medidas em vigor.

De acordo com a chanceler, é "muito cedo para pensar em relaxar as medidas". A situação deverá ser reavaliada após 19 de abril, dia em que as férias escolares terminam oficialmente.

Além disso, foi pedido aos cidadãos que desistam, "no geral, de viagens e visitas privadas a familiares" pela Páscoa, tanto para viagens locais como interestaduais.

Em todos os estados, lojas de alimentos, farmácias e lojas que vendem bens de primeira necessidade, assim como postos de gasolina e bancos, permanecem abertos. É permitido sair e fazer as compras, passear com o cachorro e até mesmo fazer exercício ao ar livre, mas apenas individualmente.

O governo federal e os estados decidiram em 22 de março encerrar parcialmente a vida pública e proibir reuniões ou passeios em grupos com mais de duas pessoas (extensível a mais, para o caso de pessoas que moram na mesma residência).

Também foram fechadas escolas e creches. Apenas algumas lojas permanecem abertas no país, como as dedicadas ao fornecimento de alimentos, além de farmácias e postos de gasolina. Alguns estados têm aplicado medidas mais restritivas.

Notícias