Topo
Notícias

Biden obtém apoio crucial conforme democratas cortejam negros do sul dos EUA

26/02/2020 14h51

Por Trevor Hunnicutt e Jarrett Renshaw

CHARLESTON, Carolina do Sul (Reuters) - O ex-vice-presidente norte-americano Joe Biden obteve nesta quarta-feira o apoio de James Clyburn, congressista negro influente da Carolina do Sul, um dos primeiros Estados a votarem nas primárias presidenciais, que pode se mostrar crucial para sua disputa pela Casa Branca.

Biden, que já liderou nacionalmente entre os pré-candidatos, é um dos democratas em campanha na Carolina do Sul antes da votação de sábado.

O endosso de Clyburn tem peso em um Estado no qual os eleitores negros representam cerca de 60% do eleitorado democrata. Biden está contando com o apoio tradicionalmente forte dos eleitores negros locais depois de um quarto lugar em Iowa, um quinto lugar em New Hampshire e um segundo lugar em Nevada.

"Estou aqui, de corpo e alma, com tudo que tenho para merecer o apoio do povo da Carolina do Sul. Nada é esperado ou garantido", disse Biden na coletiva de imprensa na qual Clyburn anunciou seu apoio.

Clyburn, o parlamentar negro mais graduado do Congresso, disse a respeito de Biden que "não consegue pensar em ninguém com o tipo de integridade, ninguém mais comprometido com os princípios fundamentais para fazer este país o que ele é do que meu bom amigo".

A maioria dos pré-candidatos democratas começou a quarta-feira com discursos em um café da manhã organizado pela National Action Network, rede fundada pelo líder de direitos civis Al Sharpton. O evento se dedicou a mobilizar membros de igrejas negras para a primária.

Notícias