Topo
Notícias

Com Biden e Warren como destaques, começa quarto debate do Partido Democrata

15/10/2019 22h22

Washington, 15 out (EFE).- O quarto debate entre pré-candidatos do Partido Democrata à presidência dos Estados Unidos começou nesta terça-feira em Westerville, no estado de Ohio, com o ex-vice-presidente Joe Biden e a senadora Elizabeth Warren aparecendo como favoritos nas pesquisas de intenção de voto.

Ao todo são 12 pré-candidatos que participam hoje do debate, o primeiro desde que a presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, anunciou no final do mês passado a abertura de uma investigação prévia a um julgamento político do presidente Donald Trump.

A grande expectativa é sobre o desempenho de Biden no debate, já que a investigação dos democratas contra Trump se concentra em uma pressão feita pelo magnata sobre o presidente ucraniano, Vladimir Zelenski, para descobrir alguma suposta corrupção naquele país envolvendo o ex-vice e seu filho, Hunter.

Trump queria descobrir se os Biden estavam interessados em uma empresa de gás de propriedade de um oligarca ucraniano enquanto Joe era vice de Barack Obama.

Hoje, Biden negou qualquer negligência, e o restante dos pré-candidatos evitou interrogá-lo em relação à Ucrânia, provavelmente porque isso os aproximaria do discurso de Trump sobre o assunto.

As questões relacionadas ao julgamento político não afetaram significativamente Biden, que chegou ao debate com seis pontos de vantagem sobre os rivais, de acordo com a pesquisa elaborada pela "Real Clear Politics".

No entanto, Elizabeth Warren vem conquistando posições em estados cruciais, e outra dúvida da noite é se os adversários concentrarão nela os ataques, algo que evitaram fazer nos três primeiros debates.

O terceiro colocado nas pesquisas sobre a disputa democrata é o senador independente Bernie Sanders, que chega ao debate cerca de duas semanas depois de sofrer um ataque cardíaco, o que aumentou as dúvidas sobre sua candidatura, embora ele garanta que o episódio não será um obstáculo.

Além deles, participam do debate os senadores Kamala Harris, Cory Booker e Amy Klobuchar, o ex-congressista texano Beto O'Rourke, o prefeito de South Bend (no estado de Indiana), Pete Buttigieg, o ex-secretário de Habitação Julian Castro, o empresário Andrew Yang, a congressista Tulsi Gabbard e o empresário Tom Steyer. EFE

Notícias