Topo
Notícias

Venezuela acompanha Bolívia e pede reunião de países da região amazônica

23/08/2019 21h20

Caracas, 23 ago (EFE).- A Venezuela propôs nesta sexta-feira a convocação de uma reunião extraordinária, de caráter de urgência, dos chanceleres dos países que fazem parte da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) para discutir os efeitos dos incêndios na maior floresta tropical do mundo.

A proposta apresentada pelo ministro de Relações Exteriores da Venezuela, Jorge Arreaza, já havia sido feita pelo presidente da Bolívia, Evo Morales, que mais cedo, durante um evento no estado de Cochabamba, pediu uma reunião urgente dos chanceleres dos países-membros da OCTA.

Arreaza divulgou no Twitter uma carta que o governo da Venezuela vai enviar à secretária permanente da OTCA, María Alexandra Moreira, para solicitar a reunião.

A OTCA é um fórum de cooperação sobre temas sociais e ambientais da Amazônia, formado por pelo Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.

"O objetivo de tal convocação é abordar e tomar as ações pertinentes sobre os eventos que estão se apresentando em grande parte da região amazônica, derivados dos terríveis incêndios que devastaram grande parte da vegetação, afetando a população indígena e os ecossistemas", diz a carta.

O governo da Venezuela reiterou a preocupação com a situação da Amazônia e voltou a oferecer ajuda a Brasil e Bolívia para combater os incêndios. EFE

Notícias