Topo
Notícias

Pentágono diz manter postura sobre Coreia do Norte após teste com armas

18/04/2019 19h39

Washington, 18 abr (EFE).- O secretário interino de Defesa dos Estados Unidos, Patrick Shanahan, afirmou nesta quinta-feira que a "postura" e as operações do Pentágono em relação à Coreia do Norte não mudaram após o teste de armas realizado ontem pelo país asiático.

"Não vou entrar em detalhes de inteligência, mas a maneira como caracterizaria (o tipo de arma) não é como um míssil balístico. Também não há nenhuma mudança na nossa postura ou nas nossas operações", disse Shanahan antes de receber a ministra de Defesa da Albânia, Olta Xhaçka, no Pentágono.

"O teste - depende de como queira caracterizá-lo - não foi com um míssil balístico", reiterou.

Esse tipo de projétil segue uma trajetória pré-definida que não pode ser modificada, mesmo quando acaba o combustível, e pode portar ogivas nucleares.

A rede de televisão "CNN" informou, citando duas fontes do Departamento de Defesa, que tudo indica que o teste envolveu armas de curto alcance, possivelmente disparadas com artilharia.

A imprensa norte-coreana revelou que o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, supervisionou um teste com uma nova arma tática, um gesto que pode ter sido uma mensagem tanto para o público doméstico como para os EUA após um novo travamento no diálogo sobre a política nuclear do país.

A agência de notícias "KCNA" disse que Kim "guiou e presenciou" o exercício, realizado na quarta-feira pela Academia das Ciências de Defesa em um local não revelado. EFE

Notícias