Topo
Notícias

Japão notifica a Venezuela sobre seu apoio a Guaidó como presidente interino

20/02/2019 00h57

Tóquio, 20 fev (EFE).- O Japão notificou nas últimas horas o embaixador da Venezuela em Tóquio, Seiko Ishikawa, a decisão de expressar seu apoio a Juan Guaidó como presidente interino venezuelano, informaram nesta quarta-feira fontes diplomáticas.

Por telefone, Ishikawa disse à Agência Efe que ontem foi convocado pelo Ministério das Relações Exteriores japonês para ser informado desta "nova posição do Japão".

"Eles explicaram o alcance dessa decisão", acrescentou o diplomata, que preferiu adiar detalhes sobre o assunto para uma coletiva de imprensa convocada para as próximas horas na embaixada venezuelana em Tóquio.

Durante entrevista coletiva ocorrida ontem, o chanceler japonês, Taro Kono, expressou o "apoio claro (do governo do Japão) ao presidente interino Guaidó".

"Mais uma vez, vamos pedir que as eleições presidenciais sejam realizadas de maneira livre e justa o mais rápido possível", afirmou Kono.

No comunicado divulgado hoje, a embaixada do país sul-americano em Tóquio disse, referindo-se à decisão do governo japonês, que "a intervenção do governo dos Estados Unidos está atualmente em andamento".

O reconhecimento do Japão a Guaidó como presidente interino da Venezuela segue a decisão no mesmo sentido adotado pelos EUA, Brasil e outros países latino-americanos e europeus. EFE

Notícias