Topo

'Amazônia é patrimônio do mundo', diz ministro italiano

18/11/2019 15h24

ROMA, 18 NOV (ANSA) - O ministro do Meio Ambiente da Itália, Sergio Costa, afirmou nesta segunda-feira (18) que a Amazônia é um "patrimônio do mundo".   

A declaração foi dada em um evento em Nápoles sobre a importância da Justiça para a proteção ambiental. Em seu discurso, feito por vídeo, Costa afirmou que a tutela da natureza só pode ser pensada em "termos nacionais, europeus e mundiais".   

"Quando o presidente do Brasil diz 'A Amazônia é minha e eu faço o que quiser', está falando uma sandice. Aquela floresta pertence ao patrimônio do mundo. Se ela desaparece ao ritmo de quatro hectares por minuto, nós temos aqui o derretimento das geleiras", acrescentou.   

Segundo Costa, é preciso que os países trabalhem em conjunto pela proteção do meio ambiente. General de uma brigada florestal da Arma dos Carabineiros, ele assumiu o posto de ministro em 1º de junho de 2018, indicado pelo populista Movimento 5 Estrelas (M5S), e se manteve no cargo com a troca de governo, em setembro passado.   

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), dados do sistema de monitoramento Prodes mostram que o índice de desmatamento na Amazônia chegou a 9.762 quilômetros quadrados entre 1º de agosto de 2018 e 31 de julho de 2019, crescimento de 29% em relação ao período anterior.   

A marca também é a mais alta desde 2008, e a taxa de crescimento anual é a terceira maior da série histórica. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Notícias