Topo

Trump celebra cessar-fogo na Síria, 'grande dia' para turcos e curdos

17/10/2019 18h01

Fort Worth, Estados Unidos, 17 Out 2019 (AFP) - O presidente americano, Donald Trump, saudou nesta quinta-feira (17) o anúncio de um cessar-fogo no norte da Síria e disse que é "um grande dia" para Estados Unidos, Turquia e os curdos.

"Temos um cessar-fogo de cinco dias", declarou Trump, falando de Forth Worth, no Texas.

"Os curdos estão incrivelmente contentes com esta solução", acrescentou Trump, que manifestou sua satisfação com o fato de as negociações terem dado resultados "tão rápido".

"É um grande dia para a civilização", disse o bilionário republicano, assegurando que "tudo o que podíamos sonhar" se conseguiu.

A Turquia anunciou que vai suspender sua ofensiva no norte da Síria durante cinco dias e o fará definitivamente se as forças curdas se retirarem da região neste período, disse nesta quinta-feira o vice-presidente Mike Pence, em Ancara, ao final de uma reunião de quatro horas com o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.

Trump mostrou-se confiante no resultado destes cinco dias de cessar-fogo e disse: "acho que o presidente Erdogan é muito inteligente e quer que dure".

jca/ec/ft/ll/tt/mvv

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Notícias