Topo
Notícias

Chuvas e inundações no sudeste da Espanha deixam 4 mortos e muitos prejuízos

13/09/2019 15h21

Madri, 13 set (EFE).- As fortes chuvas que caem no sudeste da Espanha, provocando inundações em províncias como Valência, Alicante, Murcia, Almería, Granada e Albacete, deixaram quatro mortos, danos estruturais e um colapso no sistema de transporte.

Os fortes temporais começaram nesta quinta-feira e seguem hoje. As vítimas foram registradas em três incidentes separados, em que automóveis foram arrastados pela força das águas, além de um veículo ter ficado submerso em um túnel.

O rio Segura, o mais importante da região, transbordou em diversas cidades e coloca em risco a cidade de Murcia, que tem cerca de 500 mil habitantes.

Os prefeitos de pequenas cidades estão solicitando apoio das autoridades regionais e nacionais, para fazer o resgate de moradores de bairros e localidades mais afastados. Helicópteros já atuam retirando desabrigados de cima dos telhados de casas.

Várias equipes militares estão atuando desde ontem em diferentes pontos do sudeste da Espanha.

Além disso, um contingente das Forças Especiais do país, os chamados "boinas verdes" entraram em ação hoje, para ajudar a retirar os moradores isolados pela inundação na cidade de Benferri, na província de Alicante.

No município, a equipe da corporação está acessando áreas que os veículos de resgate e da polícia não conseguem chegar.

As autoridades ainda não têm estimativa do número total de pessoas que estão fora de casa por causa das chuvas e das inundações no país.

Em Murcia, por exemplo, 2.200 moradores precisaram se abrigar, por causa do risco de rompimento de uma barragem, que opera no limite. Cerca de 400 militares estão trabalhando no controle da água, para aliviar a pressão na estrutura.

O ministro do Interior da Espanha, Fernando Grande-Marlaska, pediu que as pessoas da região reduzam os deslocamento ao máximo possível e que, principalmente, se mantenham informadas das previsões meteorológicas e ouçam as orientações das autoridades.

Uma das principais rodovias do país, a AP-7, também chamda de Autospista do Mediterrâneo, ficou interrompida em várias regiões. Em um túnel, foi necessária a utilização de um barco para resgatar alguns motoristas que ficaram presos.

Além disso, mais de 80 rodovias de menor porte chegaram a ser bloqueadas.

Os aeroportos de Almería e Murcia suspenderam as operações, mas também houve inteferências nos de Barcelona e Palma. Vários portos foram fechados e o sistema ferroviário foi paralisado no sudeste do país.

Ao todo, 700 mil alunos estão sem aulas, apenas na região de Valência.

A área atingida pela chuva é de grande importância na produção agrícola da Espanha, e a expectativa já é de grandes danos no cultivo de hortaliças e frutas, em boa parte, voltado para exportação.

O presidente da região de Valência admitiu que o impacto das inundações podem serão "muito duros" para toda a região.

A Agência Estatal de Meteorologia (Aemet) mantém o alerta vermelho em alguns pontos do sudeste espanhol, pois há previsão de que a chuva forte persista, e que também passe a atingir o sul e as Ilhas Baleares. EFE

Notícias