Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Polícia da Irlanda do Norte faz nova prisão por assassinato de jornalista

23/09/2021 11h18

Londres, 23 Set 2021 (AFP) - A polícia da Irlanda do Norte anunciou nesta quinta-feira (23) que realizou uma nova prisão como parte da investigação sobre o assassinato da jornalista Lyra McKee, morta durante a cobertura de confrontos entre dissidentes republicanos e a polícia em 2019.

Um homem de 55 anos foi preso nos arredores de Belfast sob a lei antiterrorista, disse a polícia em um comunicado.

A prisão aconteceu um dia depois da de dois homens de 24 e 29 anos na cidade de Londonderry, perto da fronteira com a Irlanda.

Um grupo republicano dissidente, o Novo IRA, admitiu a responsabilidade pela morte da repórter de 29 anos em um comunicado ao The Irish News, argumentando que a jornalista estava "ao lado das forças inimigas", referindo-se à polícia.

Na semana passada, dois homens foram acusados pelo assassinato e libertados sob fiança após comparecerem ao tribunal de Londonderry.

Gearoid Cavanagh, de 33 anos, e Jordan Devine, 21, foram acusados de acompanhar a pessoa que efetuou os disparos.

Em fevereiro de 2020, um suspeito na casa dos 50 anos, Paul McIntyre, já havia sido acusado de assassinato. Segundo seu advogado, seu envolvimento consistiu na coleta das cápsulas após o assassinato, mas não foi ele quem disparou.

A arma do crime foi encontrada e identificada em junho.

Em julho de 2020, um homem de 27 anos foi acusado de violar as leis sobre armas e outro suspeito, de 20 anos, foi preso na semana passada por posse de coquetéis molotov e participação em distúrbios.

A morte de McKee, ocorrida em Londonderry em 18 de abril de 2019, causou grande comoção na Irlanda do Norte, reavivando a memória de três décadas de conflito sangrento entre republicanos católicos e unionistas protestantes, dos quais também participou o Exército britânico.

O conflito da Irlanda do Norte, que deixou cerca de 3.500 mortos, terminou com o acordo de paz da Sexta-feira Santa de 1998. Mas pequenos grupos dissidentes como o Novo IRA ainda estão ativos.

mpa/gmo/jvb/pc/mr

Notícias