Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Bebê bongo: antílope ameaçado de extinção faz estreia em zoológico na Polônia

07/05/2021 12h02

VARSÓVIA (Reuters) - Um filhote de bongo da montanha, nascido há duas semanas no Zoológico de Varsóvia, na Polônia, desfrutou um de seus primeiros passeios ao ar livre com sua mãe na quinta-feira, depois de um período de frio que o manteve recolhido até agora.

Os bongos da montanha, os maiores entre os antílopes da floresta africana, são uma espécie ameaçada de extinção, com apenas cerca de 70-80 adultos restantes na natureza, de acordo com a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN, na sigla em inglês).

Os animais são noturnos e têm uma aparência marcante devido aos seus longos chifres e sua pelagem castanha-avermelhada misturada com manchas no formato de linhas verticais finas brancas ou amarelas.

"Eles são difíceis de reproduzir... devido a sua personalidade. Somos o único zoológico na Europa que os mantém em um pavilhão aberto aos visitantes, e isso porque esses antílopes são extremamente tímidos", disse Sylwia Grodkowska, chefe da seção de ungulados no zoológico de Varsóvia.

Ela disse que o bebê nasceu durante a noite de uma mãe de primeira viagem e que os funcionários do zoológico haviam encontrado o par quando vieram trabalhar pela manhã.

Devido ao tempo frio, o filhote teve que ficar recolhido nos primeiros dias.

"É um antílope, dos pequenos. Só tem duas tarefas: comer e dormir", disse Grodkowska.

(Por Kacper Pempel)

Notícias