Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Igreja católica cede espaço para muçulmanos celebrarem o Ramadã na Espanha

Fila para receber a comida gratuita, para o Iftar, nos corredores da igreja - REUTERS/Albert Gea
Fila para receber a comida gratuita, para o Iftar, nos corredores da igreja Imagem: REUTERS/Albert Gea
do UOL

Colaboração para o UOL, em São Paulo

05/05/2021 11h08

Uma igreja de Barcelona, na Espanha, está cedendo seu espaço ao ar livre para que muçulmanos comam e orem juntos durante o Ramadã. Atualmente, a população islâmica da cidade não podem celebrar o mês religioso nos lugares habituais por conta das medidas de isolamento social devido a pandemia da covid-19.

Durante o Ramadã, os muçulmanos praticantes não comem entre o nascer e o pôr do sol. Logo, todas as noites, entre 50 e 60 religiosos, muitos deles em situação de rua, se dirigem à centenária Igreja de Santa Anna, onde voluntários oferecem porções generosas de comida caseira.

"Somos todos iguais (...). Se você é católico ou de outra religião e eu sou muçulmano, nada acontece", disse Hafid Oubrahim, um marroquino de origem berbere de 27 anos que frequenta os jantares, à agência Reuters. "Somos todos como irmãos e devemos ajudar uns aos outros também."

Faouzia Chati, presidente da Associação Catalã de Mulheres Marroquinas, costumava organizar esses encontros voluntários em outros locais de Barcelona, mas as medidas de isolamento social a obrigaram a encontrar um lugar com boa ventilação e espaço para os indivíduos se distanciarem.

O padre Peio Sánchez, reitor de Santa Anna, foi receptivo e abriu as portas da igreja católica para que o Iftar, como é chamada a refeição de quebra de jejum, ocorresse no local. "O encontro das religiões pode ser um motor para mostrar a convivência cívica", refletiu o clérigo.

Grata pelo espaço concedido, Faouzia diz que as pessoas estão "muito felizes" de fazer o Iftar na igreja católica. Essa felicidade acontece, pois, segundo ela, "as religiões servem para unir, não [para] separar".

Notícias